• 26/04/2024

Alimentos para a memória: descubra como turbinar o seu cérebro

Inclua alguns itens específicos no cardápio para melhorar sua saúde cerebral hoje mesmo!

Já dizia o velho ditado… “Quando a cabeça não pensa, o corpo padece”. E, em tempos de rotina multitarefa, esquecer-se de coisas importantes é mais comum e recorrente do que gostaríamos. No entanto, alguns nutrientes podem fazer a diferença nessa missão, contribuindo para um melhor funcionamento cerebral. Confira quais são os bons alimentos para a memória!

Leia Mais

Mau hálito de máscara? Saiba como evitar e combater o problema

Alimentos para a memória para inserir hoje na dieta

Salmão ou atum

Incrementar sua alimentação com esses dois tipos de peixe pode auxiliar bastante. O ômega-3, presente em boa quantidade na dupla, ajuda a reduzir o tempo que você leva para memorizar informações. Também é possível encontrar esse ácido graxo em forma vegetal na semente de chia, semente de linhaça e oleaginosas como nozes, amêndoas e avelãs.

Leia também   Remédio da Pfizer reduz em 89% risco de hospitalização ou morte por covid

Beterraba

Em um estudo recente, pessoas com mais de 70 anos de idade tomaram suco de beterraba e fizeram exames de ressonância magnética. Os pesquisadores descobriram que a bebida melhorou o fluxo sanguíneo para o cérebro! O segredo: nitratos, compostos presentes na raiz que melhoram a circulação do sangue.

Folhas verde-escuras

Brócolis, espinafre, agrião, escarola… Todos são fontes de vitamina K e ácido fólico, essenciais para a saúde do cérebro. A primeira aprimora a memória associada a fatos, enquanto o segundo trabalha em conjunto com a vitamina B12 para otimizar a função cognitiva dos indivíduos, principalmente os mais velhos.

Leia também   Vacina da dengue agrega outras estratégias de combate, diz ministério

Chocolate amargo

Além de ser uma opção positiva para quando bate aquela vontade de comer doces, graças ao cacau, o chocolate amargo é um dos melhores alimentos para a memória. Isso se deve aos seus efeitos antioxidantes e que promovem uma boa circulação sanguínea, o que é ótimo para o cérebro.

Nozes

Graças ao selênio e à vitamina E presentes em alimentos como nozes e castanhas, eles são capazes de melhorar a memória e evitar problemas cognitivos de saúde, especialmente em idosos. Além disso, também ajudam no aprendizado e a reter informações. Vale a pena inserir no cardápio, certo? Em caso de dúvidas, consulte sempre um nutricionista!

Leia também   Bolsonaro decide novo valor do Bolsa Família

Texto: Bruno Ribeiro/colaborador/SportLife | Edição: Matheus Santos, Mariana Oliveira e Renata Rocha

(Alto Astral)

Read Previous

CLDF aprova projeto de Rafael Prudente e Reginaldo Veras e cria programa Nota Legal Solidária

Read Next

Liberado pagamento das bolsas Alimentação e Alimentação Creche