• 24 de outubro de 2021

Chás para dormir melhor: 5 receitas que podem tratar a insônia

Por Alto Astral

Tomar um chá para dormir melhor é um hábito muito comum. Muitas vezes apenas a temperatura quentinha dessas bebidas já o suficiente para relaxar o corpo e induzir ao sono. Porém, existem algumas receitas funcionais que podem, de fato, combater problemas de insônia. Uma ótima saída para um mal que costuma ter graves consequências.

Veja também

Vamos correr? 7 dicas para quem deseja começar do zero!

Acumular noites de sono mal dormidas podem influenciar o humor, aumentar as chances de ganho de peso e até mesmo contribuir para o aparecimento de doenças mais sérias. Durante a pandemia de Covid-19 também é notável que algumas pessoas começaram a sofrer mais com a insônia. Muito provavelmente isso aconteceu por cultivarem hábitos mais sedentários durante o confinamento, já que uma vida ativa e saudável é fundamental para a qualidade do sono.

Leia também   BRB tem lucro líquido de R$ 117 milhões no primeiro trimestre deste ano

Para Ksdy Sousa, neuropsicóloga e doutora em medicina do sono, a ansiedade também é uma condição que tem ligação com problemas de insônia, “visto que aumenta o nível de alerta, bem como a presença de pensamentos acelerados e as preocupações na hora de dormir”, explica.

Para evitar que esse tipo problema ocorra com frequência, vale apostar em alguns chás naturais que pode melhorar a qualidade do sono. A nutricionista Adriana Stavro separou algumas ervas interessantes. Confira

Camomila

“É uma erva suave, que tem sido amplamente utilizada para tratar problemas como insônia, depressão, estresse e ansiedade. Ela é rica em apigenina, um composto químico com efeito tranquilizante”, conta Stavro.

Valeriana (Valeriana officinalis)

De acordo com Stavro, a raiz de valeriana contém ácido valerênico, ácido isovalérico e os antioxidantes hesperidina e linarina, que parecem ter propriedades sedativas e estimulantes do sono. Assim, a erva costuma ser usada como um tratamento natural para melhorar o sono, promover relaxamento e reduzir os níveis de ansiedade.

Leia também   Exercícios aeróbicos e anaeróbicos: o que é e benefícios

Passiflora (Passiflora Incarnata)

A Passiflora é um sedativo à base de plantas usado para tratar ansiedade e distúrbios do sono. Segundo a especialista, o chá atua aumentando o ácido gama-aminobutírico, o GABA, no cérebro. Esse aminoácido reduz a atividade no sistema nervoso central, o que resulta em relaxamento, melhora do humor e do sono e diminuição dos sintomas de ansiedade, depressão e estresse.

Lavanda

“Poucas pessoas sabem que podem beber um chá de lavanda para uma rotina noturna mais relaxante. Com um efeito benéfico ainda na insônia e depressão, você pode usar a lavanda como óleo essencial também, em um difusor, massagens ou no travesseiro”, indica a nutricionista.

Erva-cidreira (Melissa officinalis)

Stavro conta que a erva tem sido historicamente usada para fins medicinais, principalmente para condições psicológicas. De acordo com ela, as formas mais comuns de uso da erva-cidreira são o chá e óleo essencial.

Leia também   Mais de 60 postos funcionam neste sábado para vacinação contra o sarampo

Modo de preparo

Esquente 250ml de água até formar pequenas bolhas (o ideal é não ferver). Coloque uma colher de sopa da erva escolhida, feche a caneca e aguarde 10 minutos. Coe ou retire o saquinho da água. Beba em seguida. Para obter os resultados desejados, uma xícara do chá 30 minutos antes de se deitar já basta.

Importante – Vale ressaltar que, em casos mais sérios de insônia, onde a pessoa não consegue obter resultados com simples mudanças de hábitos, o ideal é procurar ajuda médica especializada. Problemas de saúde precisam de tratamento correto e profissional.

Read Previous

Bolsonaro vai comemorar mil dias de governo com inauguração de obras

Read Next

GDF recruta empresas em busca de emprego para pessoas com deficiência