• 22 de janeiro de 2022

Bateu fome? 4 alimentos gostosos para comer sem culpa

Por SportLife

Alimentos gostosos para comer sem culpa e sem maiores preocupações – principalmente no que diz respeito a engordar ou não – são o sonho de qualquer pessoa que pretende perder alguns quilinhos. Mas, inicialmente, é preciso lembrar que, para conseguir eliminar o excesso de gordura corporal, é preciso permanecer em déficit calórico.

Veja também

8 dicas para conquistar uma alimentação rápida e equilibrada

Isso significa que você precisa consumir menos energia do que se gasta. O problema é que parar de comer nunca será uma opção e qualquer ingrediente que você ingerir terá calorias. A saída, portanto, é apostar em atividades físicas e comidas com poucas calorias. E engana-se quem pensa que é necessário sofrer. É possível sim encontrar alimentos gostosos para comer sem culpa.

Leia também   5 exercícios para respirar melhor: como e quando fazer

É o que defende a nutricionista Andrea Takayama, que nos ajudou a elaborar um ranking de alimentos gostosos para comer sem culpa. Confira:

PASTA DE AMENDOIM

“Já faz muito sucesso no mundo fitness, isso porque é natural e fornece dose extra de energia e boas calorias, auxiliando também na construção e manutenção muscular. Ela possui em sua composição gorduras saudáveis para o organismo, além de conter minerais como magnésio, ferro e zinco, bem como antioxidantes, vitaminas do complexo B, vitamina E e proteína”, revela a nutricionista. Mas, não vale exagerar. Apesar de ser muito saudável, a pasta de amendoim é considerada um alimento calórico.

CHIA

“Essa semente é fonte natural de ácidos graxos, ômega-3, fibras e proteínas, além de outros componentes nutricionais importantes, como os antioxidantes. É ideal para o enriquecimento de outras preparações, pois tem um alto valor nutricional e não compromete o sabor dos alimentos. Uma receita que conquista todo mundo é o pudim de chia, preparado com algum leite vegetal, por exemplo, vira uma ótima opção de sobremesa saudável”, conta Andrea.

Leia também   Gelatina é boa para emagrecer e evitar rugas

AVEIA

A aveia é um cereal e fornece aporte energético e nutricional equilibrado, por conter em sua composição aminoácidos, ácidos graxos, vitaminas e sais minerais indispensáveis ao organismo humano e, principalmente, fibras alimentares. A ingestão de 3 g/dia de fibra solúvel, na forma de farelo ou de cereal, está associada à diminuição significativa da concentração de colesterol total e LDL-colesterol plasmático, reduzindo os riscos para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares”, diz a especialista.

BANANA

“E não podia faltar ela! A fruta tropical mais consumida no mundo e quarto produto alimentar nesse ranking. Super nutritiva e acessível à maioria da população, com safra o ano inteiro. Bem docinha, é fácil de agradar o paladar até mesmo de uma criança. Cada banana contém apenas cerca de 105 calorias, sendo composta, em sua maioria, por água e carboidratos. Contém pouca proteína e quase nenhuma gordura. Rica em fibras, fonte de potássio, ajuda a regular a pressão arterial e é rica em vitaminas do complexo B e C. Contém triptofano que atua na produção de serotonina, que ajuda a relaxar e manter o bom humor”, finaliza Andrea.

Leia também   12 alimentos milagrosos contra azia e refluxo

Fonte: Andrea Takayama, nutricionista da OAKBERRY.

Read Previous

Casos de dupla infecção por covid e gripe se espalham pelo Brasil

Read Next

Ômicron pode ser menos grave, mas não é leve, diz OMS