• 22 de janeiro de 2022

8 dicas para conquistar uma alimentação rápida e equilibrada

Por Alto Astral

Ano novo, vida nova e cardápio novo! É isso mesmo: chegou a hora de fazer escolhas alimentares mais saudáveis, afinal, o que comemos impacta diretamente em nossa saúde. Principalmente após a comilança das festas, nosso corpo pede por detox, cuidados e hábitos melhores. Vamos nessa, então? Com essas 8 dicas você entenderá de uma vez por todas que uma alimentação pode ser equilibrada e rápida, sim! Veja só:

Partiu planejar?

Deixe os grãos de molho

Vai cozinhar leguminosas como feijão, grão-de-bico ou soja? Então, deixe-os de molho no dia anterior, assim o cozimento será mais rápido e você poupará tempo! Além disso, esse método também ajuda a diminuir fatores antinutricionais que impedem a absorção de nutrientes excelentes para o organismo.

Leia também   Anvisa aprova teste de anticorpos para o coronavírus criado pela Roche

Comprou, lavou!

Durante a pandemia da Covid-19, adquirimos o hábito de higienizar todas as nossas compras antes de guardá-las no armário e o mesmo deve valer para os alimentos. Não deixe para lavar frutas, verduras e legumes apenas antes de prepará-los, já lave logo quando comprar e guarde tudo higienizado. Na hora de preparar é só usar! Dica: se puder já picá-los, poupará ainda mais tempo depois, viu?!

Micro-ondas é o rei da praticidade

Você sabia que alguns cozimentos dispensam o fogão e podem ser feitos diretamente no micro-ondas? Além de não sujar panelas, o processo será bem mais rápido. Mas certifique-se de usar um recipiente específico para isso, ok? E use luvas térmicas!

Leia também   Brasil tem desemprego recorde em agosto, com 13,8 milhões sem trabalho

Assados são realmente melhores que as frituras

Já sabemos que alimentos assados são mais saudáveis do que os fritos, né? Porém, essa não é a única vantagem: enquanto a fritura costuma sujar com respingos de óleo e requer um preparo mais atento, os assados não fazem sujeira e permitem que você vá adiantando outras tarefas enquanto eles estão no forno. Isso vale tanto para carnes, quanto para vegetais.

Escolhendo a proteína certa

Otimizando tempo com “pré-paros”

Isso mesmo, pré-parar! Ou seja, já deixar tudo mais adiantado para o preparo. E como fazer isso? Cozinhe, corte e congele! Essa técnica vale, por exemplo, para o frango desfiado que pode virar recheio para panquecas ou tortas, para vegetais que poderão ir do freezer para a panela diretamente, e até mesmo para as frutas que picadinhas já estão boas para fazer uma vitamina no liquidificador.

Leia também   Suspensos os prazos de validade de concursos públicos

Sanduíche também é comida

Se realmente não rolou fazer aquele prato colorido de comida caseira, vale apostar em um sanduíche, sim! Além de práticos, esses lanches são bastante equilibrados quando recheados da maneira certa. Por isso, comece escolhendo a sua fonte de proteína entre filé de frango, atum, ovo ou patê de grão-de-bico, por exemplo. Depois, adicione verduras e legumes a gosto para deixá-lo bastante nutritivo! Ah, prefira os pães integrais, ok?

Fonte: especialistas em nutrição da Ajinomoto.

Read Previous

All White: 3 dicas para você arrasar no look de virada do ano

Read Next

Ninguém acerta a Mega-Sena; próximo sorteio é da Mega da Virada