• 26/04/2024

Partidos de esquerda apoiam Maia e se unem contra Bolsonaro

Os partidos de esquerda que decidiram engrossar o bloco lançado pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para apoiar a candidatura de um deputado à sua sucessão, lançaram nesta segunda-feira, 21, um manifesto para marcar posição sobre pautas da Casa. Assinado por PT, PDT, PSB e PC do B, o documento diz que é preciso derrotar Jair Bolsonaro, chamado de “um presidente criminoso”.

Entre os compromissos citados pelos partidos estão o posicionamento contra a autonomia do Banco Central e a privatização de estatais, entre elas a Eletrobras. Maia afirma, porém, que não há um acordo em torno da agenda econômica dentro do bloco. Até agora, o nome mais cotado para ser lançado como candidato à cadeira de Maia por esse grupo é Baleia Rossi (SP), presidente do MDB. A eleição é em fevereiro de 2021.

As legendas de oposição em torno de Maia defendem, ainda, a retomada de uma proposta que prorrogue o auxílio emergencial e a tributação de lucros e dividendos. “Queremos derrotar Bolsonaro e sua pretensão de controlar o Congresso, um presidente criminoso, cujo afastamento é imperioso para que o Brasil possa recuperar-se da devastação em curso”, prega o manifesto.
Mais cedo, Maia afirmou que a pauta do bloco é a defesa da independência da Câmara, das liberdades individuais e do direito das minorias. “Essa é a pauta que nos une. O que nos divide é a pauta econômica. Se fôssemos tratar dessa pauta, não teríamos convergência”, argumentou.

Leia também   Adquira um terreno da Terracap por meio de leilão público
(Estadão Conteúdo)

Read Previous

Servidores da Secretaria de Saúde fazem o Natal de 120 crianças

Read Next

Vacinas da covid-19 devem funcionar contra novas variantes do coronavírus