• 27/04/2024

Bolsonaro: PEC permitirá zerar impostos sobre combustíveis e energia

Por Reuters

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira que a proposta de emenda à Constituição (PEC) em elaboração pelo governo vai permitir que os Executivos federal e estaduais possam reduzir ou mesmo zerar impostos que incidem sobre combustíveis, energia elétrica e gás de cozinha.

Veja também

Lula e Marconi Perillo vão estar juntos nas eleições deste ano

“A PEC autoriza que o presidente da República e governadores, caso desejem, diminuam ou zerem os impostos dos combustíveis (diesel, gasolina e álcool), bem como da energia elétrica e gás de cozinha (este último já ZERADO por nós desde o início de 2021)”, disse ele, em postagem no Twitter.

Leia também   Senado aprova projeto de Izalci que protege consumidor de cobrança abusiva de dívidas

Na semana passada, Bolsonaro havia dito que negociava com o Congresso uma PEC que poderia reduzir o PIS-Cofins que incide sobre os combustíveis.

“Já que a imprensa aí divulgou, a gente divulga corretamente. Temos uma proposta de emenda à Constituição que já está sendo negociada com a Câmara e com o Senado para que nós aqui diminuamos –ou melhor, podemos ter a possibilidade de praticamente zerarmos aí os impostos dos combustíveis, o PIS-Cofins”, disse.

“É uma possibilidade de se conseguir isso aí para dar um alívio”, emendou ele, em sua tradicional live de quinta-feira.

Leia também   EXPOABRA 2022 | Abertura da 30ª Expoabra reuniu mais de 100 mil pessoas em Brasília

O presidente já tinha dito que a proposta deveria ser apresentada ao Congresso na volta do recesso parlamentar, prevista para ocorrer na próxima semana.

Com a postagem desta terça-feira, a expectativa é que o governo envie ao Legislativo uma proposta para alterar o regime de tributação dos combustíveis –e também da energia elétrica e gás de cozinha– mais amplo do que ele vinha anunciando inicialmente.

O PIS-Cofins que Bolsonaro disse querer zerar nos combustíveis, por exemplo, são contribuições sociais no âmbito de competência da União, que têm como destino o financiamento da seguridade social.

Leia também   Bolsonaro diz que Brasil pode sofrer interferência externa visando eleição de 2022

Entretanto, o imposto estadual que incide sobre a gasolina e o diesel é o ICMS, a quem o presidente já chamou de “vilão” dos preços altos dos combustíveis e tentou uma forma de alterar a tributação deles por meio de proposta enviada ao Congresso.

A Petrobras segue uma regra que leva em conta a variação do câmbio e dos preços internacionais do petróleo na formação dos preços no país.

A iniciativa anunciada por Bolsonaro deve ocorrer em um ano eleitoral, quando parlamentares são tradicionalmente avessos a fazer grandes reformas estruturantes que podem impactar no caixa dos respectivos Estados por onde se elegeram e devem concorrer a cargos eletivos.

Read Previous

BC suspende temporariamente acesso a sistema que ‘caça’ dinheiro esquecido

Read Next

DF registra queda de 26% de mortes no trânsito em 2021