• 16/06/2024

Entenda a importância das cores na composição do look

As cores possuem uma grande influência na hora de compor um look, pois cada uma delas têm um significado, comunicam uma mensagem e nos transmite alguma sensação. Por isso, acabam intervindo na nossa imagem, influenciando a maneira como os outros nos veem.

Veja também

PRIMAVERA! 4 Tendências que vão dominar a próxima estação

Para entender a importância desse elemento no visual, a consultora de moda Camila Cavalcante, destaca 5 motivos que explicam a relevância das cores na montagem do estilo das roupas. Veja abaixo:

Comunica e transmite uma mensagem

Camila ressalta que 55% da nossa comunicação se dá de maneira não-verbal, ou seja, por meio da imagem. “Tendo essa informação em mãos, fica fácil entender a grande importância de cuidar de nosso visual, prestando bastante atenção na cor que usamos, porque é ela que mais comunica visualmente na roupa”, explica.

Segundo a especialista, deve-se ter em mente que a mesma peça de roupa, com o mesmíssimo corte, tecido e estilo, é capaz de transmitir uma mensagem totalmente diferente apenas com alteração da cor.

“Um blazer preto, por exemplo, pode atrelar à imagem de uma mulher conceitos como credibilidade e poder. Já um blazer rosa pode significar que ela é meiga, acolhedora, amigável”, revela a criadora da Escola de Moda Cá Cavalcante.

Leia também   Veja como criar diversos looks versáteis com uma única camisa

Atrai ou distancia as pessoas

O poder da cor no visual vai além de transmitir a imagem desejada. De acordo com Camila, a cor tem a capacidade de impactar fisicamente as pessoas que nos cercam, alterando seus hormônios, pressão arterial e temperatura, e, dessa forma, atrair ou repeli-las.

Assim, conforme a consultora de moda, quando percebemos este poder que as cores possuem, podemos utilizá-la de forma estratégica, de acordo com a nossa conveniência.

“Em ambientes sociais, por exemplo, onde o desejo é de socialização, algumas cores, como o laranja, podem ajudar nesse sentido. Por outro lado, em ambientes de trabalho, para gerar distanciamento emocional e respeito, outras cores, como o roxo, são mais indicadas”, diz.

Pode “engordar” ou “emagrecer”

“Aquela história de que usar roupa de cor branca engorda e usar roupa de cor preta emagrece é a mais pura verdade”, afirma Camila. Isto porque o branco em si reflete a luz e à medida que faz isso, ele expande a imagem, dando ao espectador a impressão de uma silhueta visualmente maior.

Leia também   Hoje é o Dia D de vacinação contra pólio e de multivacinação

Por outro lado, o preto absorve a luz, diminui o campo visual, dando a impressão de que a pessoa está menor. Um grande mito, porém, segundo a consultora, é acreditar que apenas o preto emagrece. “Todas as cores profundas, que são carregadas de preto, como o azul-marinho, o verde musgo, o verde petróleo, o vinho escuro, causam essa impressão e servem a este propósito”, afirma.

Camila também ressalta que outro aspecto a ser observado é o tecido e a modelagem utilizados no look. “No caso de um tecido muito grosso e a modelagem de um vestido mais rodado, pode ampliar visualmente mesmo sendo na cor preta. Tudo vai depender da cor aliada ao tecido e à modelagem”, explica.

Realça a beleza da pele

A profissional explica que as cores não são estáticas, ou seja, elas variam quando estão ao lado de outros tons. Isso ocorre entre peças de roupas com cores distintas e entre peças de roupa e a nossa pele. Por isso, existe a harmonia de cores também na análise da coloração pessoal.

Leia também   Senado aprova proteção a trabalhadoras gestantes durante pandemia

Além disso, também é possível harmonizar as cores das roupas com o nosso subtom de pele, o que ajuda a melhorar a nossa imagem. “Há cores, por exemplo, que destacam manchas e olheiras ou até mesmo mudam o tom de nossos lábios, e cores que realçam a nossa beleza, pois deixam a nossa pele mais iluminada, como se estivéssemos usando maquiagem”, pontua.

Ajuda a dar mais personalidade aos looks

Mesmo para as pessoas mais adeptas dos looks básicos, que não gostam de variar muito, a cor pode ser um trunfo. “Usar cor pelo menos no sapato ou nos acessórios é um excelente truque de estilo, pois dá mais personalidade e originalidade ao look básico, deixando-o mais interessante”, afirma Camila.

Contudo, mesmo já sendo de grande ajuda usar acessórios coloridos, a profissional recomenda que o adepto do look discreto ouse mais, incrementando sua roupa com cores. “Ao fazer isso, ele consegue dar mais realce ainda à sua personalidade”, finaliza.

(Alto Astral)

Read Previous

5 motivos para não usar o Spotify

Read Next

Facebook e Instagram podem ter versões pagas e sem anúncios na Europa