• 3 de dezembro de 2020

Cuidados com os pés: 10 truques para deixá-los mais macios e hidratados

Descubra as melhores dicas para fazer um spa caseiro potente – sem gastar muito!

Pés ressecados ou rachados são um problema enfrentado pela maioria das mulheres. Afinal, essa é a parte que sustenta o corpo e, por isso, necessita de atenção especial. Enquanto no inverno o ressecamento tende a se intensificar, no verão os pés podem sofrer mais com os atritos externos, já que costumamos andar mais tempo descalças ou com sapatos abertos.

Leia Mais

Como tratar os pés e calcanhares rachados

Pensando nisso, separamos algumas dicas de cuidados com os pés que podem ser feitos em casa, gastando pouco. Eles ficarão muito mais macios, saudáveis e hidratados. Confira!

Truques e receitas caseiras para o cuidado com os pés

1. Esfoliação. Essa etapa de cuidado com os pés tem o objetivo de remover células mortas, deixando a pele lisinha e saudável. Para isso, escolha os produtos disponíveis no mercado com essa função ou esfoliantes naturais, como café ou açúcar. Ela pode ser feita, no máximo, uma vez por semana, durante o banho.

Leia também   A Máquina do Tempo: Spotify lança nova playlist personalizada

2. Evite o uso de lixas. Apesar de serem feitas para deixar os pés macios, as lixas podem acabar agredindo a região e engrossando ainda mais a pele. Além disso, às vezes provocam bolhas e rachaduras. Para que isso não aconteça, limite a prática a duas vezes por mês, caso necessário.

3. Hidratação frequente. Pés lisinhos exigem a aplicação diária de cremes hidratantes ou óleos. Eles ajudam a repor a água dos tecidos e ainda formam uma camada protetora contra a desidratação. Para potencializar os efeitos dos produtos, procure aplicá-los logo após o banho ou antes de dormir. Envolver os pés em plástico filme ou calçar meias de algodão também são ótimas opções.

4. Higienização correta. A maneira com que você limpa os seus pés também faz toda a diferença na saúde da região. Nessa hora, é importante lavá-los bem com água e sabão, evitando temperaturas muito elevadas. Seque bem com a toalha ao terminar. Outra boa dica é apostar na bucha vegetal para remover os resíduos e a pele morta.

Leia também   Bruna Marquezine prova a versatilidade da camiseta branca

5. Escolha dos sapatos. Para manter os cuidados com os pés e deixá-los sempre macios e hidratados, dê preferência sempre para calçados confortáveis. Além de permitirem que os pés “respirem” com mais facilidade, evitando o suor, previnem a formação de calos.

6. Cuidados com as unhas. A recomendação é frequentar a pedicure quinzenalmente para cuidar das unhas. O ideal é não remover as cutículas, apenas empurrá-las com a espátula e hidratá-las, para evitar a entrada de fungos e bactérias. Outra sugestão é deixar as unhas sem base ou esmalte por alguns dias, dando um descanso.

7. Relaxe. Descansar os pés ao final do dia, além de prazeroso, é um cuidado útil no alívio de dores e na diminuição de possíveis inchaços na região. Você pode apostar em uma automassagem com cremes ou óleos ou em um escalda-pés. Vale incluir na bacia, além de água quente, sal grosso e algumas ervas refrescantes, como eucalipto, hortelã ou cânfora.

Leia também   Marília Mendonça sofre com primeiras vacinas do filho, Léo

8. Leite e manjericão. As adeptas às receitas de beleza caseiras podem apostar em uma combinação entre leite e manjericão, dois ingredientes baratinhos e que todo mundo tem em casa. Para isso, misture em uma bacia um maço de folhas moídas da erva e 1 litro de leite quente, deixando os pés repousando por alguns minutos.

9. Mel e babosa. A união desses dois itens é potente na hidratação dos pés e não poderia dar errado. Basta misturar uma colher (sopa) de cada ingrediente e deixar a mistura agindo durante a noite. O ideal é repetir o processo 3 vezes por semana ou quando sentir necessidade.

10. Vaselina e soro fisiológico. Outra opção caseira para os cuidados com os pés é misturar uma colher (sopa) de vaselina com uma colher (sobremesa) de soro fisiológico. Essa combinação é poderosa contra o ressecamento da região e funciona ainda melhor se aplicada durante a noite. Cubra os pés com plástico filme e/ou meias de algodão para potencializar o resultado. Fica a dica!

(Alto Astral)

Avatar

Destaque DF

Read Previous

DF Sem Miséria: 58,7 mil famílias recebem benefício em outubro

Read Next

Ministério da Saúde se desmente e nega compra de vacina