• 19/04/2024

Em Goiânia, Caiado faz passagem de comando do Batalhão de Rotam e entrega 12 novas viaturas

Cerimônia oficializa tenente-coronel Fábio Francisco da Costa como novo comandante. “Podem ter certeza de que, da mesma forma que vocês orgulham o povo de Goiás, vou entregar o Estado entre os melhores do País”, afirma governador, que recebeu homenagens juntamente com primeira-dama, Gracinha Caiado, vice-governador, Lincoln Tejota, além de integrantes das forças de segurança pública

Veja também

Natal do Bem 2021 será realizado no Centro Cultural Oscar Niemeyer, anuncia primeira-dama Gracinha Caiado

O governador Ronaldo Caiado e a presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado, participaram, nesta sexta-feira (06/08), da passagem de comando do Batalhão de Rondas Ostensivas Táticas Metropolitana (Rotam) da Polícia Militar do Estado de Goiás, em Goiânia. O vice-governador, Lincoln Tejota, também acompanhou a solenidade, na qual a corporação recebeu 12 novas viaturas modelo S10 para ampliação do patrulhamento e das ações.

Assume o comando da Rotam, cujo batalhão fica localizado no Setor Alphaville, na capital, o tenente-coronel Fábio Francisco da Costa. Ele substitui o coronel Benito Franco Santos, que esteve à frente do batalhão desde janeiro de 2019. “Tenho uma admiração especial pela sua capacidade e coragem”, disse o governador ao se dirigir ao novo comandante. “Você é querido na tropa, tem humildade de coordenar e de estar à frente nos momentos delicados”, pontuou. “Desejo todo sucesso e que continue elevando a bandeira dos raiados aos maiores patamares”, destacou.

Leia também   Governo de Goiás inicia nova entrega de kits de alimentação para estudantes da rede pública estadual

Caiado relembrou o apoio que recebeu da corporação no início do governo. “O cidadão goiano reconhece a segurança pública como sendo o melhor resultado obtido em todos os tempos no Estado”, disse. “Podem ter certeza de que, da mesma forma que vocês orgulham o povo de Goiás, vou entregar o Estado entre os melhores do País, graças ao apoio que tive de vocês, que me deram governabilidade”, ressaltou.

O governador, a primeira-dama e o vice-governador foram algumas das autoridades que receberam homenagens da corporação, como forma de reconhecimento pela parceria e apoio à unidade. “A Rotam se destaca pela coragem. Hoje, goza de um reconhecimento da sociedade nunca antes visto. Eu tenho alegria de servir a Goiás ao lado dos melhores”, disse o vice-governador, Lincoln Tejota. “Hoje, por causa da dedicação e do empenho do nosso governador, nossa Polícia Militar encontra-se em um momento diferente”, pontuou durante discurso em que revelou o sonho que tinha de ser policial militar.

Gracinha Caiado, que é considerada madrinha das forças de segurança de Goiás, também ressaltou a atenção especial que o governador Ronaldo Caiado presta aos policiais militares. “A nossa Rotam está sempre ao lado da população e não mede esforços na hora de proteger as famílias goianas”, disse. “É por isso que o governador Ronaldo Caiado não abre mão de externar toda nossa admiração e respeito, além de investir sempre para que nossas tropas continuem fazendo esse trabalho de excelência”, destacou.

Leia também   Governo de Goiás investe R$ 147,9 milhões em melhorias na estrutura das escolas públicas estaduais

Passagem de comando

Comandante-geral da Polícia Militar do Estado de Goiás, o coronel Renato Brum desejou sucesso ao tenente-coronel Fábio Francisco. “Para substituir o coronel Franco, teríamos que escolher um nome a dedo. Passou pelo crivo do secretário Rodney Miranda e do governador. É um homem que não recusa nenhuma missão e está credenciado para esta difícil missão. Que você possa honrar essa unidade e continuar fazendo a diferença que sempre fez”, disse.

Em sua despedida do cargo, o coronel Benito Franco dos Santos relembrou o período à frente do batalhão e analisou, visivelmente emocionado, a passagem pelo comando: “O cenário era o pior possível. Os crimes que eram grandes tendiam a piorar. Mas aí tivemos resultados e o Rotam virou referência nacional”.

“Nota-se no olhar do governador a paixão que tem pela polícia, pelo Batalhão de Rotam, com uma primeira-dama empática”, pontuou Franco. “Temos um vice-governador que sempre nos tratou bem e demonstrou ser fã da Polícia Militar e um comandante-geral escalado por currículo e competência”, frisou.

Leia também   Vacina tem sucesso contra mutação do coronavírus e deixa cura mais próxima

Na solenidade, foram entregues ainda medalhas de destaque operacional Anhanguera, nos graus ouro, prata e bronze, para membros da corporação que tiveram bons resultados em operações. Policiais que completaram 10 e 20 anos de serviço efetivo na instituição também foram agraciados com medalha por tempo de trabalho.

Acompanharam o evento o secretário de Estado de Comunicação, Tony Carlo; o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Luiz Carlos de Alencar; o subsecretário de Segurança Pública, coronel Agnaldo Augusto da Cruz, representando o secretário Rodney Miranda; o delegado-geral da Polícia Civil, Alexandre Lourenço; o diretor-geral de Administração Penitenciária, coronel Franz Augusto Marlus Rasmussen; o chefe de gabinete da Prefeitura de Goiânia, José Firmino, representando o prefeito Rogério Cruz; o subcomandante da Polícia Militar do Estado de Goiás, coronel André Henrique Avelar de Sousa; o chefe do Estado Maior Estratégico, coronel Evenir da Silva Franco; o comandante do Policiamento da Capital, coronel Clives Pereira Sanches; a comandante do 2° Batalhão Bombeiro Militar (2°BBM), major Helaine Vieira dos Santos; o comandante da Guarda Civil Metropolitana (GCM), Wellington Paranhos; os vereadores por Goiânia Sargento Novandir e Cabo Senna; a Banda de Música da Polícia Militar, além de oficiais e praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, servidores da segurança pública e demais convidados.

Fotos: Wesley Costa

(Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás)

Read Previous

DF garante vacinação de pessoas que têm mais de 25 anos

Read Next

Variante gama é mais agressiva que cepa original do novo coronavírus