• 24/07/2024

Senac-DF resgata projeto original de Oscar Niemeyer com a abertura de café-escola na Casa de Chá

Um dos principais monumentos da Praça dos Três Poderes, em Brasília, será reaberto no dia 29 de julho. A Casa de Chá, concebida por Oscar Niemeyer na década de 60 para servir como uma espécie de restaurante, passará a ser administrada pelo Senac do Distrito Federal. A partir de uma cooperação técnica com a Secretaria de Estado de Turismo do DF, o espaço funcionará como um café-escola e um centro de atendimento ao turista. A Casa de Chá foi construída, mas nunca teve o seu projeto original implementado. Essa será a primeira vez que o espaço funcionará conforme o propósito original.

“A ideia de Oscar Niemeyer era fazer um local para encontros e descanso indispensável na Praça dos Três Poderes. Agora, o Senac retoma essa concepção e abre o espaço para turistas e toda população brasiliense com a instalação de uma empresa pedagógica de gastronomia”, explica o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire. O café-escola do Senac-DF vai funcionar de quarta-feira a domingo, sempre das 10h às 19h.

Leia também   Pandemia mudará conceito de trabalho e moradia, dizem especialistas

O diretor regional do Senac-DF, Vitor Corrêa, ressalta que o café-escola reforça o modelo pedagógico da instituição. “A nossa metodologia parte da prerrogativa de oferecer uma educação profissional transformadora, onde o protagonismo do estudante é valorizado e o saber se aprende fazendo”, afirma. Por trás de cada prato, estarão instrutores e alunos do Senac-DF em um modelo de prática supervisionada.

Saber, sabor, design e arquitetura

Turistas e frequentadores poderão experimentar receitas simbólicas. O Senac traz para a Casa de Chá uma gastronomia com representações da Amazônia, da Caatinga, do Cerrado, da Mata Atlântica, dos Pampas e do Pantanal. O cardápio é assinado pelo chef brasiliense Gil Guimarães. “É uma honra participar deste projeto. Vim para Brasília com 13 anos, sou apaixonado pela nossa capital e pelo cerrado. A Casa de Chá mostra como Brasília é forte, inclusiva, porque estamos reverenciando o Brasil com o cerrado sendo o grande anfitrião. Serviremos comida que lembra casa de vó, de mãe, com a brasilidade bem marcante”, destaca Gil Guimarães.

Leia também   A Máquina do Tempo: Spotify lança nova playlist personalizada

A Casa de Chá possui arquitetura ímpar, sendo um prédio semienterrado e com janelas ao longo de toda a sua extensão. A construção proporciona uma visão livre do horizonte, criando uma sensação de leveza e flutuação. É reconhecida como patrimônio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Em parceria com a Associação dos Designers de Produto do Distrito Federal (Adepro-DF), o espaço foi decorado com móveis desenhados por designers de Brasília e as peças carregam um conceito modernista como se tivessem sido projetadas desde o princípio para o local. Outros móveis originais da época, de grandes artistas, foram cedidos pela Aquiles Gallery. As cerâmicas utilizadas também são todas de ceramistas brasilienses, garantido originalidade e reforçando o conceito autoral da Casa de Chá.

Leia também   10 maneiras de pagar menos Imposto de Renda ou aumentar a sua restituição

Descubra, experimente, visite!

Horário de funcionamento: Quarta-feira a domingo, 10h às 19h

Endereço: Praça dos Três Poderes | Brasília-DF

Contato: (61) 3771-9800

@casadechasenacdf

@senacdf

Read Previous

Dinheiro em espécie deixa de ser opção de pagamento em 52 linhas de ônibus

Read Next

“É uma questão da ciência, não do advogado”, diz Lula sobre descriminalização do porte de maconha para uso pessoal