• 22 de janeiro de 2022

Crise hídrica: usina termelétrica GNA 1 deve ser acionada essa semana

A usina termelétrica GNA 1, de Porto do Açu, no Rio de Janeiro, uma das maiores do país, deve entrar em operação essa semana, com a produção de 1.300 megawatts em um esforço para garantir o fornecimento de energia no país, segundo Christiano Vieira da Silva, Secretário de Energia Elétrica do Ministério da Energia e Mineração. “O objetivo é nos protegermos do pior cenário”, disse Silva durante painel sobre a crise hídrica realizado nesta terça, 14, no evento no MacroDay 2021, do banco BTG Pactual.

Leia também   TCU identifica 350 mil pessoas que receberam auxílio irregularmente

Veja também

Esplanada terá protestos pró e contra o governo no domingo

Os reservatórios devem chegar ao final do ano com 10% de armazenamento, um dos níveis mais baixos da história, de acordo com Silva. Ao mesmo tempo, o consumo de energia deve aumentar, com a retomada econômica. “Nossa estimativa é de uma alta de consumo de 6,5%”, disse Luiz Barroso, presidente da PSR, empresa de tecnologia e consultoria do setor elétrico, que também participou do evento.

O risco de racionamento de energia este ano é de 20%, segundo a consultoria. “Levamos em conta todas as medidas que o governo já implementou”, afirmou Barroso. “Também calculamos a probabilidade de operação mais apertada nos horários de pico, quando o operador tem que fazer isso da reserva operativa, em 30%”.

Leia também   Drauzio Varella: vacina pode ser útil só em futura epidemia do coronavírus

Em 2022, a expectativa é que as termelétricas estejam operando no período úmido, das chuvas, em um reforço na oferta de energia. “Com essa e outras medidas, poderemos atravessar o deserto com tranqulidade”, disse Barroso. A consultoria trabalha com índice de reajuste na tarifa de 5% no ano que vem.

“Estamos passando por um dos períodos mais secos da história do país, comparável apenas ao que aconteceu na década de 50, mas temos uma governança atuante e desde outubro de 2020 estamos tomando medidas de enfretamento”, concluiu Silva.
(Portal Exame)

Read Previous

Serviços crescem 1,1% e atingem maior patamar em cinco anos

Read Next

Spray nasal contra covid feito no Brasil deve estar disponível em 2022