• 03/05/2024

Por que o Dia dos Namorados é celebrado no dia 12 de junho?

Por: Letícia Taets

Nos Estados Unidos e em boa parte da Europa, o Valentine’s Day, que corresponde ao nosso Dia dos Namorados, é celebrado no dia 14 de fevereiro. Mas, você já parou para pensar por que o Dia dos Namorados no Brasil só é celebrado no dia 12 de junho?

Veja também

Claudia Raia e filha Sophia irão dublar nova animação ‘Luca’ da Pixar

Enquanto a celebração do Valentine’s Day possui um caráter mais histórico e está relacionado a celebrações pagãs realizadas na Roma Antiga que foram apropriadas pelo cristianismo, a nossa data foi instituída considerando questões comerciais: o dia foi escolhido pelo publicitário João Dória, pai do atual governador de São Paulo, para alavancar as vendas do mês de junho.

Leia também   Anvisa aprova nova apresentação da vacina CoronaVac

Como surgiu o Dia dos Namorados no Brasil?

Em 1948, a loja Exposição Clipper convidou Dória, que na época era dono da agência Standart Propaganda, para trazer sugestões sobre o que fazer para melhorar as vendas do mês. A exemplo do Dia das Mães, data que era excelente para o comércio local, Dória escolheu o dia 12 de junho, véspera do Dia de Santo Antônio, conhecido por ser o santo casamenteiro, para instituir mais uma data de troca de presentes: o Dia dos Namorados.

De início, a data era celebrada de forma mais local, em São Paulo, porém, ao longo das décadas, a data foi se espalhando por todo o país, até ser comemorado nacionalmente de forma unânime. Atualmente, a data é a terceira melhor para o comércio brasileiro, ficando atrás apenas do Dia das Mães e do Natal.

Leia também   Brasília será tema do samba enredo da Vila Isabel no Carnaval do Rio em 2020

Apenas em 2020, de acordo com pesquisa feita pela Social Miner, o faturamento foi de mais de 6 bilhões de reais, com salto de mais de 120% em relação ao e-commerce.

(Seleções)

Read Previous

GDF libera crédito do Prato Cheio para 3 mil novos beneficiários

Read Next

Quantidade de vacinados com a 1ª dose chega a 48,9 milhões no Brasil