• 20/06/2024

Restituição do Imposto de Renda: saiba quando a Receita Federal paga o 5º e último lote

A Receita Federal pagará o quinto e último lote da Restituição do Imposto de Renda 2023 no final do mês, dia 29 de setembro.

A consulta ao pagamento do lote é liberada uma semana antes do pagamento, ou seja, no dia 22 de setembro, os contribuintes saberão se estão no penúltimo lote de pagamento de restituição do IR. A consulta é liberada a partir das 10 horas.

Veja também

AliExpress adere a programa que isenta de imposto compras online de até R$ 247

Como é feito o pagamento da restituição do Imposto de Renda

O pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave PIX. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até 1 ano no Banco do Brasil.

Leia também   Agências bancárias voltam a ter expediente normal

Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB, acessando o endereço: https://www.bb.com.br/irpf, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de 1 (um) ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Leia também   Receita paga hoje lote residual de restituição do IRPF

Quando a Receita paga a restituição do IR?

Este ano, a Receita pagará a restituição cinco lotes. Veja cronograma abaixo:

(Portal Exame)

Read Previous

Governo divulga detalhes do Enem dos concursos públicos; saiba como vai funcionar

Read Next

Câmara aprova urgência para limite do juros do cartão de crédito