• 19/07/2024

Intensificação na fiscalização e policiamento de trânsito até janeiro

Com a chegada das confraternizações de fim de ano e os festejos de Natal e Réveillon, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) planeja ações preventivas e repressivas para garantir a segurança do trânsito no período de celebrações. Para tal, lança, nesta quinta-feira (30), a operação Boas Festas, que se estenderá até o dia 7 de janeiro.

Veja também

Como evitar a troca de dados entre Instagram e outros apps?

Estão programadas 1.330 ações de fiscalização espalhadas pelas vias urbanas de todas as regiões administrativas do DF. Serão 90 ações do tipo blitz, 380 patrulhamentos ostensivos com abordagens e 860 pontos de demonstração. Os agentes trabalharão de forma preventiva – com pontos de demonstração (PDs) e patrulhamentos, além de realizar pontos de bloqueios e grandes blitze diurnas e noturnas.

Leia também   Hemocentro promove campanha Junho Vermelho para manter estoque de sangue estável

A operação Boas Festas se estenderá até o dia 7 de janeiro | Foto: Divulgação/Detran-DF

Foco na Lei Seca

Como dirigir sob efeito de álcool é um dos principais fatores de risco dos acidentes de trânsito com vítimas fatais, e levando em conta que há um considerável aumento do consumo de bebidas alcoólicas no período festivo de fim de ano, o principal foco da operação Boas Festas será o combate à direção sob influência de álcool, sem deixar de observar também outras irregularidades que trazem graves riscos de acidentes.

“Infelizmente, apesar das inúmeras ações educativas que abordam o risco de dirigir alcoolizado, alguns condutores apostam na impunidade e acabam assumindo a direção de seus veículos depois de ingerir bebida alcoólica, comprometendo a própria segurança e a de outros usuários das vias. Por isso, vamos trabalhar de forma incessante para retirar esses condutores de circulação e evitar que eles provoquem acidentes de trânsito”, enfatiza o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito, Clever de Farias.

Locais mapeados

A operação Boas Festas consiste no aumento da presença das equipes de policiamento e fiscalização de trânsito e da quantidade de viaturas dispostas em pontos de maior consumo de bebidas alcoólicas e de grande circulação de pessoas, como bares, clubes, boates, eventos festivos, shoppings, entre outros. Os dias, locais e horários das ações são estrategicamente mapeados para os flagrantes de alcoolemia, no intuito de impedir que momentos de celebração e confraternização deem espaço a tragédias no trânsito.

(Agência Brasília)

Read Previous

Hamas e Israel discutem nova fase de trégua em Gaza

Read Next

Mito ou verdade: usar celular no posto de gasolina pode causar explosões?