• 19 de março de 2024

Clima no Brasil em dezembro de 2020

Apesar da presença de um La Niña moderado a forte, o clima no Brasil não deve seguir os efeitos clássicos deste fenômeno em dezembro de 2020.

O mês de novembro termina com muita instabilidade concentrada sobre a Região Sul. Como será o clima no Brasil em dezembro de 2020? Tecnicamente o mês de dezembro época de muita chuva por quase todo o país.

Veja também

Caixa abre 762 agências hoje para pagar auxílio emergencial

Na climatologia, dezembro é o primeiro ou o segundo mês mais chuvoso na escala anual nos estados do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil. Também é época de chuva volumosa em áreas como Tocantins, o sul do Maranhão, o sul do Piauí e pelo interior da Bahia.

A Região Sul, que não tem uma época definida de concentração de chuva, também costuma ter seus temporais no mês de dezembro.

O fenômeno La Niña, que já atua moderado a forte no oceano Pacífico Equatorial, não terá uma influência marcante no padrão de chuva sobre o Brasil em dezembro de 2020.

Leia também   Itaú demite 50 funcionários que solicitaram auxílio emergencial

Confira alguns destaques do clima no Brasil em dezembro de 2020 que você vai encontrar este novo episódio do podcast O Clima entre Nós. O meteorologista Filipe Pungirum explica como vai se desenvolver a chuva sobre o Brasil no último mês da primavera.

O solstício de verão no Hemisfério Sul será no dia 21 de dezembro de 2020 às 7h02, pelo horário de Brasília. O verão se encerra no dia 20 de março de 2021, às 6h38.

Região Sul

Dezembro de 2020 será marcado por muita chuva e temporais na Região Sul do Brasil, uma situação completamente diferente do que foi observado em quase todos os meses de 2020. O jato de baixo níveis (JBL) ficará direcionado para o Sul do país durante vários dias concentrando a umidade sobre a região.

Região Sudeste

Expectativa é de chuva abaixo da média em grande parte do Sudeste em dezembro de 2020.

Leia também   Caixa paga hoje parcelas do Auxílio Emergencial aos nascidos em maio

É preciso lembrar que a média climatológica de chuva em dezembro na Região Sudeste já é bastante elevada, mas com expectativa de chuva irregular, de pancadas isoladas em várias regiões, muitas áreas vão terminar o mês com menos chuva do que a média climatológica.

A chuva mais frequente e volumosa deve acontecer sobre São Paulo, no Sul de Minas, no Sul do Rio de Janeiro e na Zona da Mata Mineira. O Triângulo Mineiro tem um mês com chuva dentro da normalidade .

Região Centro-Oeste

A concentração de umidade durante o mês de dezembro de 2020 será ao sul da Região. Assim, expectativa é de que a chuva seja mais frequente e volumosa sobre o estado de Mato Grosso do Sul e em áreas ao sul de Goiás.

Nas outras áreas de Goiás, em Mato Grosso e no Distrito Federal, dezembro de 2020 deve ter menos chuva do que o normal. Isso se deve a irregularidade da chuva ao longo do mês, que deve ser marcado por pancadas e não por áreas de chuva persistentes e abrangentes.

Leia também   5 hábitos que podem prejudicar a saúde íntima feminina

Região Nordeste

Dezembro de 2020 vai trazer uma surpresa para algumas áreas do Nordeste do Brasil em relação à chuva.

Depois de um novembro com bastante chuva, a região do interior da Bahia, o sul do Maranhão e sul do Piauí terão pouca chuva em dezembro de 2020. Por outro lado, a  faixa norte do Nordeste, entre o Maranhão e o Rio Grande do Norte, que normalmente não tem muita chuva em dezembro, deve ter eventos de chuva frequente ao longo do mês.

Região Norte

De forma geral, a Região Norte do Brasil será única onde o padrão de chuva em dezembro de 2020 vai respeitar os efeitos esperados do fenômeno La Niña. O mês deve ter chuva acima da média em grande parte da Região.

Vale destacar que o Tocantins deve ter menos chuva do que o normal o que é ruim para agricultura do Estado.

(ClimaTempo)

Read Previous

Saúde vai nomear 187 servidores na próxima semana

Read Next

Como acabar com a acne: 3 passos para se livrar das espinhas