• 29/04/2024

É maldade ou ignorância chamar imposto digital de nova CPMF, diz Guedes

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta quarta-feira que o governo está estudando um imposto digital dentro da reforma tributária, que será apresentado num segundo momento, e defendeu em comissão do Congresso não tratar-se de uma nova CPMF.

“O imposto digital é uma coisa para nós conversarmos à frente, mas é claro que a economia é cada vez mais digital. Isso está sendo estudado na OCDE, nos países mais avançados. Netflix, Google, todo mundo vem aqui, o brasileiro usa os serviços, são muito bem recebidos, são belíssimas inovações tecnológicas”, afirmou.

Leia também   Cinco cidades do DF receberão melhorias na rede elétrica

“Agora nós não conseguimos ainda tributar corretamente e isso é uma peça importante que, sim, nós estamos estudando, e temos falado sobre isso o tempo inteiro e as pessoas inadequadamente, por maldade, por ignorância, falam que isso é nova CPMF. Mas não tem problema, o tempo é senhor da razão”, completou.

O ministro disse que os parlamentares vão avaliar à frente a base de incidência desse novo imposto e pontuou que a equipe econômica quer uma base ampla, embora não tenha dado detalhes a respeito.

“Não é o nosso assunto aqui na hora”, disse.

Leia também   Câmara aprova projeto que cria margem para novo Bolsa Família

Após o relator da reforma, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), ter avaliado que um novo imposto nos moldes da CPMF seria algo medieval, Guedes avaliou que ele teria cometido um “certo excesso”.

“Ele sugeriu que a Netflix e a Google já existiam na Idade Média”, afirmou. “Foi um exagero que ele cometeu talvez em resposta quando eu disse que o IVA era um imposto industrial da metade do século passado, o que também é verdade.”

(Por Marcela Ayres / Reuters)

 

Read Previous

Caiado articula com Adial metas para a retomada econômica de Goiás

Read Next

Bolsonaro rejeita prorrogação do auxílio de R$ 600: “Não dá”