A Ferramenta de Captura do Windows vai ser capaz de gravar a tela do computador. Em anúncio feito durante o evento de apresentação da linha Surface nesta quarta (12), a Microsoft mostrou que o app nativo de prints receberá a grande evolução em breve.
Veja também
Spotify não tem só música: veja como ouvir natureza e sons relaxantes
A empresa não forneceu detalhes sobre a função de gravação da Ferramenta de Captura, mas talvez seja algo parecido com o que existe no Xbox Game Bar (gravação em tela cheia com ajustes básicos). Naturalmente, seria ainda mais interessante se a Microsoft introduzisse algo robusto como o que existe no app ScreenToGif, em que é possível registrar somente uma parte da tela, ajustar cortes e poder converter em GIF com poucos cliques.
Independente dos detalhes, qualquer adição já é muito bem-vinda, afinal poupará usuários de recorrerem a aplicativos de terceiros. Além disso, por ser uma solução nativa, a Microsoft pode implementar atalhos no teclado para facilitar o início das gravações e aproveitar a integração com a Área de Transferência e o app Fotos para facilitar o gerenciamento.
Sem previsão de lançamento
Atualmente, nem mesmo testadores têm acesso à nova Ferramenta de Captura (e não se sabe quando isso vai acontecer). É bastante provável, porém, que os integrantes do programa Windows Insider sejam os primeiros a conhecer a função.
Novidades do evento da Microsoft
Além de mostrar o que está por vir na Ferramenta de Captura do Windows 11, a Microsoft apresentou a nova linha de notebooks e tablets Surface. O conjunto é composto pelos modelos Surface Pro 9, Laptop 5 e Studio 2 Plus, todos eles apostando em praticidade e versatilidade para o dia a dia.
Durante o evento, a empresa também anunciou que os serviços Apple Music e Apple TV ganharão aplicativos próprios para Windows, tornando a experiência de streaming bem superior a que existe no navegador. No mais, uma interessante integração com o iCloud no app Fotos também foi antecipada.