• 02/05/2024

Spotify não tem só música: veja como ouvir natureza e sons relaxantes

Serviços de streaming de áudio, como o Spotify, não servem só para música e podcasts. Ruídos brancos — ou seja, tipos de chiados constantes e homogêneos — e sons da natureza também estão à vontade para os assinantes relaxarem ou se concentrarem melhor.

Veja também

FIFA divulga ranking e Brasil abre vantagem na liderança

Exemplos de ruídos brancos naturais são ar-condicionado, TV ligada, som do mar etc. Eles combinam e oscilam diferentes frequências com o objetivo de mascarar qualquer tipo de som que possa atrapalhar a pessoa.

Virando moda

Aplicativos específicos, como o SimplyNoise, reúnem uma variedade de sons que podem ser tocados com o apertar de alguns botões.

Leia também   Ministros se reúnem para discutir ações de combate ao novo coronavírus

Recentemente, a Apple anunciou que está incluindo o ruído de fundo como opção em seu próximo sistema operacional Mac.

Os influenciadores do TikTok têm promovido, além do ruído branco, os ruídos rosa e marrom como auxílio à concentração para os alunos no início do ano letivo. O primeiro combina frequências altas e baixas, e o segundo pode ser representado pelo barulho de uma queda d’água à distância; são ruídos mais naturais, mas que não têm a capacidade de bloquear sons externos, como o ruído branco.

Eles podem ser até lucrativos. Segundo a agência Bloomberg, podcasters têm faturado até US$ 14 mil no Spotify com a transmissão de ruído branco.

Sons para dormir…

Todd Moore, empresário americano que grava ruídos brancos há mais de doze anos, tem no Spotify o podcast “Tmsoft’s White Noise Sleep Sounds” (Sons de Sono com Ruído Branco). Sua ideia inicial foi gravar o som do ventilador (ele dormia com o aparelho ligado) e quis carregar o som em um aparelho.

Leia também   Procon Goiânia aponta variação de 287% no preço de produtos de limpeza e higiene pessoal

Agora ele tem de tudo: ondas do mar, fogueira crepitando, chuva pesada, ventos, folhas de palmeira se mexendo e tudo mais. Alguns programas tem até nove horas de duração, para o barulhinho durar a noite toda.

A artista Heavenly Lullaby também é especialista em sons relaxantes para bebês. No Brasil, o pediatra Diego Serrão inseriu um som para ajudar o bebê a adormecer e manter o sono, protegendo de sons externos agudos que possam acordá-lo antes da hora.

….E para acalmar ou concentrar

Tem gente que curte som de ventilador para trabalhar, e ele pode ser encontrado no Spotify. O aparelho de ar-condicionado também está entre os preferidos dos sons para relaxar. Na playlist Ruido Branco para Estudar, há sons de ventilaçao, controle do clima e mais.

Para quem busca ajuda na hora de estudar, no YouTube também é possível encontrar algumas alternativas. O “Ruído branco para estudar concentração – Com muito relaxante – White noise”, soma mais de 2 milhões de visualizações.

Leia também   Um em cada seis homens tem câncer de próstata no Brasil, alerta Inca

Contraindicações ao ruído branco

Até o momento, de acordo com o porta-voz da Academia Americana de Medicina do Sono (AASM, na sigla em Inglês), a restrição é quanto ao volume (do ruído branco) ser tão alto que possa afetar a audição.

O ser humano tem um número limitado de células ciliadas, que são os receptores sensoriais do sistema auditivo e do sistema vestibular. Elas detectam sons de alta frequência e começam a falhar a partir do envelhecimento.

Em uma publicação de 2017, o neurocientista Seth Horowitz advertiu que, se o ruído branco for aplicado todas as noites por um período prolongado, pode afetar essas células. Sem contar que uma pessoa pode se tornar tão acostumada com algum tipo de som que pode não conseguir dormir ou ter concentração para trabalhar na ausência dele.

Read Previous

Compreenda o que muda com as novas regras para rótulos de alimentos

Read Next

Frequente uma das 24 bibliotecas públicas do DF