• 30/04/2024

Quatro filmes para aprender sobre finanças pessoais em 2022

Por Portal Exame

Lazer e conhecimento não precisam estar apartados. Quando o assunto é finanças pessoais, bons livros, filmes e séries permitem entender melhor o tema mesmo nos momentos de relaxamento.

Veja também

“Não Olhe Para Cima”: 5 filmes e séries apocalípticos lançados em 2021

Passando pela crise financeira de 2008, pelos bastidores de Wall Street, por fraudes fiscais e pelas catástrofes nas finanças pessoais da personagem Becky Bloom em “Os delírios de Consumo”, a analista da Fintech Plano,Leticia Weinz, indica 4 filmes para aprender sobre finanças pessoais. Confira:

A Grande Aposta (The Big Short)

 (Reprodução/Reprodução)

Vencedor do Oscar de 2016, o filme A Grande Aposta é baseado no livro de Michael Lewis. Ele traz de maneira simples e prática a crise de 2008 do mercado imobiliário americano, que trouxe grandes consequências para a economia mundial. Ideal para quem não tem muito conhecimento sobre economia e finanças. O filme conta a história de um grupo de oportunistas que fazem uma fortuna ao preverem a crise econômica dos EUA e apostar contra os bancos.

Leia também   Pagamento do 2º lote do Cartão Material Escolar recomeça nesta terça (28)

Trabalho interno (Inside Job)

 (Reprodução/Reprodução)

Ainda falando sobre a crise financeira de 2007-2008, esse documentário, vencedor do Oscar de 2011, retrata quais foram os fatores que provocaram essa crise e qual foi o seu impacto na sociedade.

Dividido em 5 partes, o filme mostra o lado sujo de Wall Street, iniciando sobre o cenário econômico mundial no começo do século 21. E passando pelas mudanças políticas e práticas bancárias até chegar nas consequências do estouro da bolha imobiliária e os responsáveis por esta situação.

Definitivamente, é quase que uma aula de economia para entender mais sobre o sistema capitalista e a crise financeira de 2008.

Leia também   Ivete Sangalo passa por cirurgia no braço esquerdo e agradece equipe médica pelo sucesso na operação: 'Mainha tá zero bala ❣️'

O mago das mentiras (The wizard of lies)

 (Reprodução/Reprodução)

Este filme é baseado no livro de Diana B. Henriques, e é inspirado na história de Bernard Madoff, um dos maiores investidores de Wall Street e que foi condenado a 150 anos de prisão por uma das maiores fraudes financeiras dos Estados Unidos, o Esquema Ponzi.

É ótimo para quem deseja entender mais sobre como funcionam os esquemas de pirâmide financeira.

Os Delírios de Consumo de Becky Bloom

 (Reprodução/Reprodução)

Também inspirada em um livro, este filme retrata de forma descontraída e humorada sobre os prejuízos da falta de planejamento financeiro pessoal e do excesso de consumismo.

Leia também   Hoje é o Dia D de vacinação contra pólio e de multivacinação

O mais irônico e engraçado do filme é que de dia, a personagem principal, a jornalista Rebecca Bloomwood. A qual ensina às pessoas como administrar seu dinheiro em uma revista de finanças. Mas, fora do seu trabalho, se torna uma consumidora compulsiva, a ponto de ir à falência.

Read Previous

Gustavo Mendanha pode abandonar Marconi e compor aliança com partidos de esquerda

Read Next

Inflação desacelera em 6 de 7 capitais na 2ª quadrissemana de janeiro