• 27/04/2024

Equilíbrio emocional: dicas para cuidar da sua saúde mental

Encontre a paz interior e se liberte dos problemas que afundam sua autoestima e te adoecem!

Apesar de não existir um guia definitivo para manter os cuidados com a saúde psíquica, alguns pontos importantes, tanto em relação ao físico quanto ao mental, podem ser trabalhados diariamente a fim de conquistar – mesmo que pouco a pouco – mais equilíbrio emocional -, principalmente em tempos de pandemia, quarentena e isolamento social!

Veja também

Benefícios do chocolate: 10 funções positivas do alimento na saúde

Se, ao iniciar o dia, você já sente alguma carga como tristeza, angústia, ansiedade ou qualquer outra emoção que possa estar atrapalhando sua rotina, ao invés de se sentir leve e com paz interior em um panorama geral, é porque chegou a hora de começar a cuidar mais do seu bem-estar mental. Pedir ajuda é um ato corajoso e não deve ser motivo nenhum de vergonha, pelo contrário.

“Imagine que está vivendo amarrada por vários fatores negativos. Logo, você se vê sem saída e esses sentimentos poderão te deixar ainda mais sobrecarregada, fazendo com que sua positividade não trabalhe de forma com que retire do seu pensamento todas as coisas ruins existentes”, explica a psicóloga clínica e psicoterapeuta Mônica Raouf el Bayeh.

Leia também   Centro especializado para mulheres é revitalizado

Equilíbrio emocional para encontrar a felicidade

Embora um dia seja diferente do outro e as emoções que eles carregam consigo também, estar bem com você mesma é importante. A felicidade é algo que transparece de dentro para fora e, por isso, o equilíbrio emocional é uma prática feita da mesma maneira. Diariamente, um passo de cada vez.

Apesar de ser essencial, não adianta estar cercada de pessoas positivas se o seu interior não estiver bem: “Nossa felicidade é formada pelas coisas que fazemos e também que fazem por nós. Precisamos desse sentimento para viver melhor, por isso, é aconselhado fazer uma varredura na alma e retirar as emoções ruins existentes no seu psicológico. Os benefícios são inúmeros”, acrescenta a profissional.

Benefícios de um detox emocional

O acúmulo de negatividade pode influenciar até mesmo na sua saúde física. É mais ou menos como ocorre na dieta alimentar. Se você elimina do cardápio alimentos ricos em gorduras, calorias vazias, açúcares e outros componentes prejudiciais, e passa a ingerir preparações naturais ricas em nutrientes capazes de beneficiar todo o organismo, inicia-se um processo de desintoxicação de radicais livres, que são substâncias nocivas responsáveis pelo envelhecimento celular.

Leia também   INSS informa que 202 peritos compareceram ao trabalho hoje

“A insatisfação, causada por desejos variados e principalmente pela inevitabilidade da doença, do envelhecimento e da morte, por exemplo, acaba por desencadear e manter um quadro crônico de estresse, que pode causar variados distúrbios funcionais (como alterações de sono, humor, prejuízos de desempenho cognitivo e de função imunitária e elevação mantida da pressão arterial), comprometendo de maneira cumulativa a saúde do indivíduo”, esclarece o neurologista Fabio Sawada Shiba.

A potencialização dos efeitos de uma reeducação alimentar, prevenção de distúrbios como depressão, ansiedade e síndrome do pânico, favorecimento da vida profissional e relacionamentos pessoais, além de todo o fortalecimento da saúde, são os benefícios comprovados do processo de desintoxicação emocional.

Por onde começar

O primeiro passo para dar início ao seu equilíbrio emocional é querer se conhecer. “Descobrir de onde elas vêm. Essas emoções são novas ou antigas? São lembranças de alguém? De alguma situação? A quem estão ligadas? Quando a gente descobre a origem, chega às causas, ao entendimento, à elaboração e à cura. Essa é a importância da psicoterapia“, destaca Mônica.

Talvez seja o convívio com alguém que não te agrade e tente te colocar para baixo, lembranças ruins vindas de situações ainda não resolvidas, traumas de relacionamentos anteriores, insatisfação com o parceiro… A psicóloga explica que problemas no amor também funcionam assim. Esses sentimentos ficam presos à pessoa, e não se trata de simplesmente esquecer, mas de não querer esquecer.

Leia também   Governo de Goiás abre mais seis mil vagas de cursos gratuitos nas Escolas do Futuro

A profissional lembra que não é nada fácil aceitar essa situação, precisando de cautela ao aconselhar alguém que está passando por um momento assim: “Diga a uma pessoa que fulano(a) não serve mais. Que não é mais dela. Pronto. Essa singela frase faz com que só pense nele(a). Dias e noites passarão e ele(a) estará lá, vivo na sua cabecinha”, explica a profissional.

“Reagir. Relaxar. Conversar com os amigos. Ver um filme. Distrair-se. Pensar em outros assuntos. Seguir em frente. Fazer terapia. Isso é limpar a alma. Só assim se supera o fim de um relacionamento. É desafiador? É. Mas é possível”, finaliza Mônica, aconselhando quem está passando por essa fase.

Se você se identifica com algo que foi falado e isso está, inclusive, atrapalhando o seu dia a dia, procure ajuda profissional!

Consultoria: Mônica Raouf el Bayeh, psicóloga clínica e psicoterapeuta; Fabio Sawada Shiba, neurologista | Texto e entrevista: Vítor Ferreira

(Alto Astral)

Read Previous

Detran-DF promove ações educativas nesta semana

Read Next

Secretário nacional diz que Goiás é referência em políticas para idosos durante entrega de R$ 9,3 milhões em auxílio emergencial