• 26 de setembro de 2021

7 livros infantis lançados na pandemia para ajudar crianças neste contexto

Por sorte, após mais de um ano encarando as mudanças que o vírus nos trouxe, já é possível encontrar uma série de obras da literatura infantil que falam, exatamente, sobre a covid com um olhar voltado aos pequenos, para que eles compreendam, empatizem e saibam lidar melhor com a situação atual.

A seguir, fizemos uma seleção esperta com as mais interessantes delas. Boa leitura!

1. O mundo pela janela – Regina Drummond

Obra de Regina Drummond, que além de escritora é neta do poeta Carlos Drummond de Andrade, ‘O mundo pela janela’ é fruto da pandemia e tenta traduzir, em forma de versos e rimas, as emoções de quem teve de enfrentar o isolamento social sendo criança.

Com lindas ilustrações, o livro aborda a solidão, a esperança e a luta contra o coronavírus de forma delicada e educativa.

2. Tanta chuva no céu – Volnei Canônica

Primeiro livro de Volnei Canônica, especialista em literatura infantil, ‘Tanta chuva no céu’ é ilustrado por Roger Ycaza e também traz a janela como elemento-chave para a construção da narrativa, contada em prosa poética e sensível.

Leia também   Goiás tem crescimento no saldo de empregos pelo segundo mês consecutivo

Na história premiada, uma menina precisa aprender a lidar com os ciclos da vida que se encerram e, logo, se preparar para uma série de mudanças, entre perdas e ganhos, que são parte da infância.

3. The Day the Lines Changed: An Inspiring Story about a Line, a Pandemic, and How Change Shapes us All – Kelley Donner

Até o momento sem versão para o português, o livro de Kelley Donner é ótima opção para crianças entre 2 e 6 anos que estão começando a se familiarizar com a língua inglesa –  papais e mamães podem ajudar na tradução simples.

Isso porque a autora, por meio de recursos simples como papel rasgado, linhas e formas geométricas básicas, explica a pandemia de coronavírus para os pequenos, sem a necessidade de, de fato, citar o nome da doença.

A publicação é excelente, ainda, para educadores e professores que desejam explicar o contexto atual em sala de aula, mas com uma visão de mundo mais otimista e esperançosa.

4. Vamos lidar com a raiva – Samantha Snowden

Didático e com 50 atividades práticas, ‘Vamos lidar com a raiva’ não é sobre a pandemia, mas configura-se como uma mão na roda nos dias em que as crianças estão com as emoções à flor da pele (seja pelo isolamento ou qualquer outro motivo).

Leia também   Como ensinar os pequenos a cuidar da boca desde cedo

Entre desenhos, meditações e até a criação de um vocabulário que permite que os pequenos lidem melhor com o sentimento, o livro tem como objetivo fazer com que a criança entenda que a raiva é uma emoção como qualquer outra, ou seja, que chega e vai embora.

5. Gentileza – Alison Green

Conforme o título já adianta, ‘Gentileza’ é sobre uma realidade na qual todos os seres vivos cooperam e são gentis uns com os outros. Ilustrado por diferentes artistas e, por conta disso, cheio de diversidade nos desenhos que preenchem as páginas, o livro é tão didático quanto sensível, e um dos mais procurados em livrarias brasileiras nos últimos tempos.

6. Paula and the Pandemic – Dorothea Laurence

Outra alternativa para ler para crianças que estão aprendendo inglês, ‘Paula and the pandemic’ é, como se pode imaginar, sobre a garotinha Paula e sua vivência durante a pandemia da Covid-19: após a menina perceber que não poderia fazer algumas das coisas que mais gosta por tempo indeterminado, sua mãe a ensina a exercitar a paciência ao plantar um girassol no jardim da casa onde vivem.

Leia também   Novo Decreto altera horário de funcionamento de shoppings e comércio

Vale tanto para explicar a pandemia aos pequenos que ainda não compreendem muito bem a situação, quanto para acalmar os corações dos pais ansiosos.

7. A Mágica da Respiração: Um livro para aprender a lidar com raiva, frustração, tristeza e todos os outros sentimentos – Christopher Willard e Wendy O’Leary

Escrito pelo psicólogo clínico Christopher Willard e pela educadora Wendy O’Leary, este livro tem como princípio básico ensinar técnicas de respiração e atenção plena para que os pequenos administrem bem as emoções.

Com ilustrações coloridas e cheias de texturas, o volume venceu o Prêmio Internacional Mom’s Choice, que honra obras de excelência para a família, e pode servir como carta na manga para administrar os momentos de ansiedade infantil causadas por muitas horas em casa.

(Bebecombr)

Read Previous

Receita libera hoje consulta a restituição do Imposto de Renda

Read Next

7 alimentos para potencializar o sistema imunológico