• 15/06/2024

Vai começar a correr em 2024? Veja alguns cuidados importantes

O projeto verão já começou e com esta época vem o desejo de incluir a atividade física na rotina. O hábito de correr é fácil de ser “cultivado” pela facilidade que o envolve. Porém, existem alguns cuidados antes de se “aventurar” pelas pistas. Nesse sentido, a educadora física Thais Nascimento, do GetNinjas, passou seis cuidados importantes antes de começar a correr.

Veja também

Comeu muito no Natal? 5 sucos detox para iniciar a semana renovado

Os seis cuidados antes de correr

1 – Procure um médico

Não adianta ir pelo “embalo” de um certo alguém, ou seja, não se baseia no achismo e procure orientação médica para que possa atestar que você está apta para atividade física.

Leia também   Sarampo: estados recebem doses extras da vacina tríplice viral

“Antes de pensar em praticar qualquer atividade física, é essencial procurar por um médico e realizar exames periódicos. É muito importante que o seu corpo esteja preparado para a prática de atividades físicas”, pontua Thais.

2 – Busque fortalecer a musculatura

“No ambiente das academias de ginástica, há uma diversidade de equipamentos que proporcionam fortalecimento. Porém, há alguns exercícios feitos em casa de forma adaptada que também ajudam a alcançar este objetivo”, complementa a profissional.

3 – Pratique exercícios educativos antes de correr

A musculatura em boa condição dá suporta para o início dos exercícios. Fora que vai lhe ajudar na postura correta de uma atividade.

“Somente após o fortalecimento da musculatura é que é recomendado iniciar os exercícios educativos. Eles são chamados de educativos porque são responsáveis pela melhora de cada movimento da modalidade e também ajudam na postura para a execução da atividade”, diz.

Leia também   Governo lança campanha para reduzir gravidez na adolescência

4 – Não esqueça os calçados ideais para correr

A escolha minuciosa do tênis faz a diferença no desempenho nas pistas. Esqueça naquele clichê do “bom e barato” e faça o investimento no objetivo que contribui para evitar lesões.

“Calçado adequado é um item indispensável para praticar corrida, porque, além de contribuir com o seu conforto, previne lesões nas articulações e evita dores nos pés, nas pernas e na coluna. Além disso, te ajuda a ter um rendimento melhor durante a atividade”, afirma.

5 – Nada de burlar os treinos

Cumpra com a rotina semanal porque só a regularidade é capaz de atender o seu objetivo. “Se exercitar no mínimo três vezes por semana é o ideal para alcançar sua meta. Isso inclui exercícios na academia, atividades em casa e corridas na rua. O importante é manter o foco e a frequência das atividades”, analisa.

Leia também   Dieta cetogênica: o que é, como fazer e para que serve

6 – Devagar e sempre

“Comece com pequenos treinos e intercale a corrida e caminhada ou corrida e descanso. Assim, seu corpo vai se adaptando à nova rotina e se condicionando. Tente tudo isso na esteira, inicialmente, e, de maneira gradativa, intercale com corrida de rua”, encerra Thais Nascimento.

Sport Life

 

Read Previous

Cinco morrem em colisão entre aviões no Japão

Read Next

Meteorologia alerta para chuvas intensas em Brasília e em 12 estados