• 07/05/2024

Treino da garota preguiçosa: o truque para manter a rotina de exercícios

Às vezes, mesmo que os treinos estejam incríveis e você esteja colhendo os resultados do seu esforço, a preguiça de treinar é muito maior do que qualquer outra coisa. Entra aí a tendência do treino da garota preguiçosa: uma nova trend que está crescendo no TikTok e ganhando cada vez mais adeptas.

Veja também

Gripe: como prevenir além da vacinação

A ideia é simples: manter o corpo em uma posição confortável, mas, ainda assim, acelerar os batimentos cardíacos e curtir a liberação de endorfina resultante da prática física. Se você pensa que é impossível, pense novamente: existem muitas opções de treinos como esses no YouTube, por exemplo.

O TREINO DA GAROTA PREGUIÇOSA FUNCIONA? 

Leia também   Exercícios aeróbicos e anaeróbicos: o que é e benefícios

“Quando falamos apenas sobre saúde e qualidade de vida, qualquer intensidade de exercício é benéfica”, explica Vanessa Furstenberger , educadora física e nutricionista. “Qualquer estímulo regular que damos ao corpo beneficia a saúde, seja ele mais leve ou mais intenso, principalmente quando falamos de pessoas que estão saindo do sedentarismo, pois o estímulo principal é para que a pessoa não fique parada.”

Dessa forma, mesmo estímulos mais leves colaboram para a melhora das condições cárdio-pulmonares e músculo-esqueléticas. “Exercícios regulares estimulam a saúde física e mental, e melhoram a qualidade de vida”, completa.

Leia também   Como comer saladas? 5 dicas para incluir legumes nas refeições

Para a profissional, devemos nos exercitar mesmo quando estamos com preguiça, pois a sensação de bem-estar causada pelo exercício, com a liberação de hormônios, melhoram a disposição pós-treino.

“Nesses dias, o ideal é fazer alguma modalidade que você realmente goste e iniciar o treino com os movimentos que são prioritários para os seus objetivos”, diz.

No entanto, vale o aviso: priorizar só o cárdio e deixar os treinos de musculação de lado não é o ideal, mesmo nos dias de preguiça. A educadora física lembra que os treinos de força são fundamentais independentemente da atividade esportiva de preferência.

“A musculação melhora a condição muscular, preservando a força e garantindo autonomia e qualidade de vida no envelhecimento”, explica. “Com relação a outras atividades, devemos pensar sempre em algum exercício aeróbio também, para que se tenha um bom condicionamento cárdio-pulmonar, preservando a saúde do coração e pulmões, além de ajudar na manutenção do peso, que é importante para a saúde em geral.”

Leia também   Hmib realiza cirurgia intrauterina inédita neste sábado (21)

Seja uma caminhada, corrida, andar de bicicleta ou fazer natação, a prática deve ser mantida por, pelo menos, 3 vezes na semana. Uma sugestão de rotina, de acordo com a profissional, é uma média de 30 minutos de aeróbico três vezes na semana e musculação de 2 a 3 vezes, no mínimo.

Foto: Karolina Grabowska / Pexels/Divulgação / Boa Forma

Boa Forma

Read Previous

Violência nas escolas: estados definem protocolos de combate

Read Next

Trabalhadores nascidos em maio e junho recebem hoje abono salarial