• 27 de outubro de 2020

Dicas com limão: receitas e truques para saúde, beleza e limpeza da casa

Essa fruta vai muito além de um simples ingrediente. Confira todos os seus benefícios!

Você sabia que existem algumas dicas com limão que podem te salvar no dia a dia? Essa fruta, que está presente no lar de praticamente todos os brasileiros, tem muitas outras utilidades além de apenas receitas culinárias. Ela pode ajudar nos cuidados com a saúde, na manutenção da casa e até dar uma mãozinha em procedimentos estéticos.

Leia Mais

Água com limão: como fazer a dieta do limão para emagrecer

Desde já, cuidado! O sumo do limão possui substâncias que podem causar manchas e até sérias queimaduras na pele mediante a exposição ao sol. Por isso, é essencial lavar as mãos com bastante água e sabão e evitar a luz solar depois de utilizar a fruta. Não se esqueça, também, de higienizar todas as outras partes do corpo que entraram em contato com ela, como os lábios.

Dicas com limão para melhorar a saúde

Alivie a ansiedade

Se está precisando se acalmar em momentos de sensações ansiosas, bata no liquidificador 2 xícaras (chá) de suco puro de limão, 2 xícaras (chá) de suco puro de laranja e 1 xícara (chá) de flores e folhas de camomila seca. Em seguida, adoce e beba 1 xícara (chá) a cada 6 horas para fazer efeito. Lembrando que essa dica é apenas complementar e não dispensa tratamento médico e psicológico em casos mais acentuados!

Suco anti-inchaço

Para se livrar da sensação de inchaço, bata no liquidificador 1 cenoura, 1 pepino com casca, 1/2 beterraba ralada, 1/2 xícara (chá) de hortelã, suco puro de 1 limão e raspas da casca do limão. Beba logo em seguida.

Leia também   Novo coquetel contra covid-19 tem sucesso em testes

Amenize a cólica menstrual

As dicas com limão também servem para reduzir as dores do período menstrual; basta misturar 1 copo (200 ml) de água morna com o suco de 1 limão. Tome um copo a cada 8 horas, sem adoçar.

Ajude a digestão

Para ter uma melhor digestão, beba uma mistura de água, limão e mel, em jejum, todas as manhãs. A receita é: meio limão, uma colher (sopa) de mel e completar o resto do copo com água morna.

Trate gripes e resfriados

Misture 1 colher (sopa) de mel com 2 colheres (sopa) de suco puro de limão-taiti. Tome 3 vezes ao dia quando estiver doente, fortalecendo sua imunidade para melhorar mais rápido.

Truques de beleza usando limão

Fortaleça as unhas

Misture azeite de oliva e algumas gotinhas de limão, fazendo um gel fortalecedor de unhas. Além de auxiliar no endurecimento delas, irá diminuir o ressecamento e o amarelamento.

Acabe com a caspa

Uma das dicas com limão pode acabar de vez com a caspa! É só esfregar no couro cabeludo uma solução de óleo de coco, azeite de oliva, mel e suco de limão. Essa mistura ajuda a melhorar os danos nos fios e a caspa.

Dê fim ao chulé

Existem dicas com limão para tudo, inclusive se livrar do mau cheiro dos sapatos. Deixe cascas de limão dentro dos tênis durante a noite para absorver os odores desagradáveis. No dia seguinte, eles estarão prontos para serem usados novamente.

Lábios hidratados

Para hidratar os lábios, aplique uma pequena quantidade do suco de limão sobre eles antes de dormir e lave a boca pela manhã para remover as células mortas. Nunca faça essa receita com limão se você estiver com feridas, ok? E remova totalmente os resquícios da fruta ao amanhecer.

Leia também   Brasil reforça campanha de vacinação em municípios de fronteira

Rejuvenesça a pele

Segundo a nutricionista Andréia Ceschin de Avelar, os radicais livres são produzidos naturalmente pelo organismo, mas, em excesso, causam o envelhecimento precoce das células. Por fora, esse efeito é visto principalmente na pele, quando surgem as rugas. Os antioxidantes do limão barram a ação dos radicais livres, retardando o envelhecimento. Independente de utilizar cosméticos prontos com a fruta na fórmula ou fazer sua própria misturinha caseira, lembre-se sempre de lavar totalmente o rosto depois!

Esfoliante facial

Faça um suco de 1/2 limão, acrescente 1/2 xícara (chá) de açúcar refinado ou pó de café e 1 colher (sopa) de azeite de oliva. Esfregue a mistura sobre o rosto em movimentos circulares gentilmente, com cuidado para não arranhar a pele, por no máximo dois minutos. Lave bem o rosto com água morna e, depois, mais fria para fechar os poros. Aplique seu hidratante de costume e um protetor solar.

Sugestões para ajudar na limpeza

Limpe a casa e as roupas

O limão possui ação bactericida e elimina cheiros fortes, por isso, pode ser utilizado como produto de limpeza. Para obter uma opção eficaz na faxina, utilize 300 ml de suco puro de limão para cada 1 litro de água. Essa mistura desinfeta, elimina gorduras e pode ser usada em vidros, azulejos, fogão, pias, etc. Por ser natural, evita irritações de pele e unhas, e até mesmo problemas respiratórios causados por produtos industrializados cheios de química. Além disso, não prejudica o meio ambiente e é econômica.

Leia também   Comeu demais? Veja truques para desinchar em poucas horas

Remova manchas

Uma das melhores dicas com limão para tirar manchas das roupas, como as de molho de tomate, por exemplo, é esfregá-lo no local e depois enxaguar com bastante água morna. As peças ficam novinhas em folha!

Tire a gordura

O limão é capaz de remover a gordura de panelas, pratos e talheres. Para isso, esfregue pedaços dele após lavar os utensílios ou faça um sumo concentrado e derrame na esponja na hora de higienizar. Enxágue com bastante água.

Salve as frutas

Para que as frutas não escureçam pelo efeito da oxidação ao serem guardadas, como maçã ou abacate, esprema meio limão sobre elas.

Melhore o cheiro da geladeira

Usar um pano embebido no suco de limão pode ajudar na hora de tirar o cheiro forte da geladeira. Passe em todos os cantinhos e deixe durante alguns instantes. Depois, finalize com outro pano limpo.

Reaproveite o óleo de cozinha

Essa é uma das dicas com limão que irá te ajudar mais na cozinha. Para reaproveitar o óleo utilizado nas frituras, espere esfriar, coloque na panela alguns pedacinhos de limão picado e aqueça. Isso fará com que o cheiro desapareça e ele possa ser usado de novo. No entanto, preze sempre pela sua saúde e não exagere!

Fonte: Revista “O Poder do Limão”, ed. 1 – Ed. Alto Astral | Revista “S.O.S Você”, ed. 2 – Ed. Alto Astral | Edição: Mariana Oliveira e Renata Rocha

(Alto Astral)

Avatar

Destaque DF

Read Previous

Neymar marca três vezes e ajuda Brasil a vencer Peru nas eliminatórias

Read Next

Pix já tem mais de 30 milhões de chaves cadastradas. Veja o passo a passo