• 26 de janeiro de 2021

Benefícios da melancia: saiba como aproveitar o melhor da fruta no verão

Ela está entre as frutas que são a cara dos dias quentes, principalmente durante o verão. Seja no formato de suco ou em pedaços, a melancia possui inúmeros benefícios para a saúde, como hidratação e diminuição do inchaço corporal – já que é composta por mais de 90% de água. Por isso, a nutricionista Bárbara Rescalli Sanches listou algumas das razões para você incluir a fruta no cardápio hoje mesmo. Confira!

Veja também

Como reduzir a ansiedade: 10 dicas para viver o dia a dia com mais calma

Conheça os principais benefícios da melancia

Previne doenças

Graças ao licopeno, em parceria com a vitamina C (substâncias que combatem a ação nociva dos radicais livres), a fruta ajuda a evitar a formação de tumores. “O licopeno é um poderoso antioxidante, que auxilia na prevenção de alguns tipos de câncer, em especial o de próstata”, afirma a especialista. Além disso, a melancia também combate a infecção urinária.

Leia também   Confira 7 dicas simples para dormir melhor no calor

Sementes poderosas

As sementes da melancia contêm propriedades medicinais, sendo importantes na desintoxicação do organismo. Também são vasodilatadoras, combatem a impotência sexual e a hipertensão arterial. Para preparar um chá, misture 1 colher (sopa) de sementes frescas de melancia com 1 xícara (chá) de água quente. Coe e tome logo em seguida.

Hidratação

Por ser repleta de água e potássio, a fruta ajuda a hidratar o organismo, inclusive pele, cabelos e unhas, além de trazer a sensação de saciedade. A melancia também é diurética e levemente laxativa. Suas propriedades ajudam a amenizar a celulite e reduzir o inchaço, ainda mais na época da TPM e durante a gestação, contribuindo ainda para a limpeza do estômago e intestino.

Leia também   Como se proteger do coronavírus

Cuidado com o açúcar!

Apesar de possuir vários benefícios, a frutose (açúcar natural) presente na composição da melancia é rapidamente assimilada na corrente sanguínea. Portanto, diabéticos devem consumir a fruta com moderação, seguindo as orientações de um nutricionista.

Prefira consumi-la entre as refeições e evite como sobremesa, já que a grande quantidade de água pode deixar a digestão mais lenta, além de causar distensão abdominal. Está esperando o que para inserir a melancia na sua dieta? Aproveite!

Consultoria: Bárbara Rescalli Sanches, nutricionista | Texto: Redação Astral e Rafael Tadashi | Edição: Mariana Oliveira e Renata Rocha

(Alto Astral)

Avatar

Destaque DF

Read Previous

Bolsonaro deixa Alvorada para fazer passeio de moto em Brasília

Read Next

Eleitor tem até esta semana para justificar ausência no 1º turno