• 29/04/2024

7 produtos para combater a acne e controlar a oleosidade da pele

Apesar de ser um problema que afeta principalmente os adolescentes, a acne também pode surgir na fase adulta. Ele consiste em um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos que pode deixar cicatrizes e manchas.

Veja também

Criar um hábito duradouro de exercícios físicos leva tempo; veja seis passos para começar já

Independente da idade do indivíduo, essa condição deve ser tratada e, para isso, é fundamental passar por uma consulta médica para que o profissional indique as melhores condutas a serem tomadas.

“A melhor forma de prevenir e tratar é fazer uma consulta com o dermatologista, que irá prescrever as medicações adequadas de acordo com o quadro e também pode ser necessário uma investigação adicional com exames de sangue e imagem, para descartar alguma alteração que possa justificar o quadro de acne, como a síndrome dos ovários policísticos”, alerta a dermatologista Dra. Fabiana Seidl, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.

Leia também   Saúde vacina 25.730 mil pessoas durante três dias

Segundo a médica, os quatro pilares do desenvolvimento da acne são: excesso de produção de sebo, aumento da colonização por bactérias, inflamação e excesso de queratina no folículo.

“No caso da acne na idade adulta, alguns fatores podem explicar a piora como: excesso de hormônios andrógenos, alterações hormonais do ciclo menstrual, tabagismo, uso de determinadas medicações e cosméticos, estresse, fatores genéticos e alimentação”, acrescenta.

O tratamento desse problema deve ser feito de forma personalizada, levando em consideração, principalmente, o grau e a intensidade da acne. Podem ser indicados procedimentos em clínicas dermatológicas, como peelings, lasers, luz pulsada e microagulhamento.

Leia também   5 dicas para se proteger de gripes, resfriados e da covid-19

Além disso, para cuidar da pele oleosa e com tendência ao surgimento de espinhas e cravos, é preciso ter uma rotina de skincare adequada.

“Peles oleosas também precisam de hidratante! Uma boa rotina de cuidados com a pele acneica, com manchas pós-inflamatórias de acne, deve ter um sabonete adequado para peles oleosas, antioxidantes com ativos clareadores como a vitamina C, hidratantes para pele oleosa (item fundamental da rotina podendo ser aplicado de manhã), filtro solar toque seco oil free e ácidos e clareadores noturnos”, destaca a Dra. Luciana de Abreu, dermatologista da clínica Dr. André Braz (RJ).

Boa Forma

Read Previous

“Fratura de confiança” fez Lula demitir comandante do Exército, diz ministro da Defesa

Read Next

HRT inicia força-tarefa para zerar lista de espera por cirurgia de catarata