• 25/04/2024

6 Remédios caseiros contra Depressão

O chá de hipericão, a vitamina de banana com nozes e o suco de uva concentrado são ótimos remédios caseiros para ajudar no combate ao estresse, ansiedade e depressão porque contêm propriedades que auxiliam no funcionamento do sistema nervoso.

A ansiedade e a depressão são caracterizadas por momentos em que a pessoa se sente angustiada e sem vontade de fazer suas tarefas diárias, sem forças para trabalhar ou estudar, por exemplo. A tristeza profunda e a incapacidade de se sentir bem e motivado também podem indicar que a pessoa está deprimida e estes remédios caseiros podem ser indicados para fazer a pessoa se sentir melhor, sendo úteis contra depressão leve ou moderada.

1. Chá de Hipericão

O hipericão, Hypericum perforatum L., também conhecido como erva-de-são-joão, possui propriedades que agem como anti-depressivo natural em transtornos psicoativos aliviando sintomas comuns como mau humor de carácter depressivo, ansiedade e agitação nervosa, por exemplo.

Ingredientes

  • 2g de folhas e galhos secos de hipericão;
  • 1 litro de água.

Como fazer

Ferva a água e coloque num recipiente com as folhas de hipericão. Tampe, deixe amornar, coe e beba a seguir. Pode-se adoçar a gosto. Tomar de 3 a 4 xícaras por dia.

O hipericão tem sido considerado como medicamento de primeira-linha no tratamento da depressão leve à moderada. Seu uso está particularmente indicado quando os medicamentos antidepressivos clássicos são mal tolerados e também no tratamento de sintomas psíquicos da menopausa.

Cuidados ao utilizar hipericão

Embora tenha um excelente efeito em estados depressivos, o hipericão também afeta o funcionamento de vários medicamentos, especialmente aqueles que atuam no sistema nervoso, como antidepressivos, antipsicóticos, antiepiléticos ou ansiolíticos, por exemplo.

Assim, o hipericão só deve ser utilizado por quem não toma qualquer tipo de remédios ou sob orientação do médico.

Leia também   Anvisa aprova uso emergencial de medicamento para covid-19

2. Vitamina de Banana

Esta vitamina de banana com nozes é uma excelente forma de tratar naturalmente casos mais leves de depressão, isto porque tanto a banana como as nozes contêm substâncias, como triptofano, que afetam os níveis cerebrais de serotonina, favorecendo o bom humor, espantando a tristeza e a depressão.

Ingredientes

  • 1 copo de iogurte natural;
  • 1 banana madura;
  • 1 punhado de nozes;
  • 1 colher de sobremesa de mel.

Como fazer

Bata no liquidificador o iogurte e a banana e depois acrescente as nozes picadas e o mel, mexendo suavemente. Tome esta vitamina no café da manhã diariamente, e para um melhor efeito, complete o tratamento usando todos os dias a biomassa de banana verde.

Se você não sabe como fazer a biomassa de banana verde para combater a depressão naturalmente.

3. Chá de Açafrão

O açafrão, de nome científico Crocus sativus, é uma planta que tem demonstrado efeito sobre a depressão, estabilizando o humor e combatendo o excesso de ansiedade. Esse poder parece estar relacionado principalmente com a sua composição rica em safranal.

Ingredientes

  • 1 colher (de chá) de açafrão;
  • 500 ml de água;
  • 1 limão.

Como fazer

Junte o açafrão na água e depois esprema o suco do limão para dentro da mistura. Por fim, leve ao fogo, deixe ferver por cerca de 5 minutos, coe e beba a mistura dividida em 2 vezes por dia.

Além disso, é ainda possível tomar suplementos com açafrão em cápsula, sendo que a dose indicada por dia é de aproximadamente 30 gramas. Outra opção é adicionar açafrão regularmente na comida, como no arroz, por exemplo. Veja como fazer uma receita deliciosa de arroz com açafrão.

Leia também   Servidor público do DF desaparece. Família pede ajuda para achá-lo

Cuidados ao utilizar o açafrão

Embora tenha prometedores resultados, ainda existem poucos estudos sobre uso do açafrão para tratar a depressão em humanos. Além disso, sabe-se que doses muito elevadas dessa planta podem ser tóxicas para o organismo, assim deve-se evitar usar açafrão em excesso ou tomar mais de 60 mg desse suplemento por dia.

4. Suco de Concentrado de Uva

O suco de uva concentrado é uma outra forma de combater a depressão e a ansiedade de forma natural, sendo útil para acalmar os nervos e se sentir melhor porque o resveratrol presente na fruta melhora a circulação sanguínea e a oxigenação cerebral.

Além disso, o resveratrol também parece regular os níveis naturais de serotonina, que é o principal responsável pela sensação de bem-estar.

Ingredientes

  • 60 ml de suco de uva concentrado;
  • 500 ml de água.

Como fazer

Misture os ingredientes e tome 1 copo regularmente, antes de dormir. Apesar de ser possível fazer o suco de uva usando as frutas frescas a concentração de resveratrol é maior no suco concentrado e por isso este é o mais indicado para o tratamento. No entanto, o refresco de uva que pode ser encontrado em forma de pó nos supermercados não tem o mesmo efeito.

Segundo alguns estudos, a biodisponibilidade do resveratrol parece ser maior quando associada à piperina, o principal composto da pimenta. Assim, pode-se tentar adicionar uma pequena quantidade de pimenta preta a este suco, por exemplo, para aumentar o efeito do resveratrol contra a depressão.

Leia também   Vacina contra COVID-19: como funciona e efeitos colaterais

5. Chá de Damiana

A Damiana, conhecida cientificamente como Turnera diffusa, é uma planta adaptogênica que ajuda a diminuir os sintomas de depressão, já que suas folhas contêm substâncias ativas capazes de aliviar os sintomas físicos e mentais do estresse, além de melhorar o sono e todo o bem-estar psicológico.

Ingredientes

  • 2 colheres (de sopa) de folhas de Damiana picadas;
  • 500 ml de água.

Como fazer

Junte os ingredientes em uma panela e deixe ferver por cerca de 15 minutos. Depois coe e beba 2 xícaras por dia, por pelo menos 30 dias.

Cuidados ao utilizar Damiana

Esta planta ainda não está completamente estudada e, por isso, seu uso não deve exceder o uso indicado. Além disso, deve ser evitada por grávidas e também por diabéticos, já que pode causar desregulação dos níveis de açúcar no sangue.

6. Chá de raiz de Valeriana

A Valeriana é uma planta medicinal bastante utilizada que ajuda a regular o sono, permitindo que o cérebro entre em um ciclo de atividade e repouso que ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade do dia-a-dia.

Assim, este chá é perfeito para complementar o efeito dos outros remédios caseiros, especialmente no caso de pessoas com problemas de sono.

Ingredientes

Modo de preparo

Adicionar a raiz de valeriana em uma panela com a água e deixar ferver por, aproximadamente, 15 minutos. Após apagar o fogo, tampar a panela e deixar o chá em infusão por mais 15 minutos. Coar e beber 1 xícara 30 minutos a 1 hora antes de dormir.

(Portal Tua Saúde)

 

Read Previous

5 bons televisores abaixo de 2 mil reais na Black Friday brasileira

Read Next

Sanofi indica quanto deve custar a vacina contra o coronavírus