• 05/05/2024

Senado aprova jornada flexível para pais de crianças pequenas

O Senado aprovou nesta quarta-feira (31) a medida provisória (MP) que flexibiliza a jornada de trabalho para mães e pais que tenham filhos com até seis anos ou com deficiência (MP 1.116 de 2022). O texto agora irá para sanção do presidente da República.

Veja também

PO libera recursos do PSD só para André Kubitscheck e Virgílio Neto e demais candidatos a federal avaliam renúncia em massa

A medida prevê que estes pais e mães terão prioridade para regime de tempo parcial, antecipação de férias e concessão de horários flexíveis de entrada e saída.

Leia também   Manifestantes pró-governo fazem marchas e carreatas em cidades do país

A MP também trata de equidade de gênero, ao determinar que mulheres recebam o mesmo salário que os homens que exerçam a mesma função na empresa. A medida prevê ainda apoio ao microcrédito para mulheres.

Auxílio-creche

Se sancionado, o texto também amplia para 5 anos e 11 meses a idade máxima para a criança ter direito a auxílio-creche e procura fortalecer o sistema de qualificação de mulheres vítimas de violência doméstica.

A versão aprovada do texto também prevê medidas de combate ao assédio sexual em empresas, o teletrabalho para mães e pais empregados em regime de tempo parcial, regime especial de compensação por banco de horas e incentivos a criação de creches pelo Sistema S e flexibilização do regime de férias.

Leia também   Reprovação do governo Bolsonaro supera aprovação com agravamento da Covid, mostra Datafolha

(Agência Brasil)

Read Previous

Correios exigem CPF ou CNPJ de remetentes de encomendas nacionais

Read Next

Copa do Mundo do Catar: completar o álbum pode custar quase R$ 4.000 a depender do país