• 23/04/2024

O FINO DA POLÍTICA | Ibaneis não deve ir à CPI do Senado

Ibaneis não deve ir à CPI do Senado

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, do MDB, não deve comparecer à CPI da Covid do Senado Federal para depor no dia 1º de julho.

Ibaneis deve seguir o mesmo caminho que o governador do Amazonas, Wilson Lima, do PSL, que não compareceu na CPI, na data e hora marcada, amparado por uma liminar do STF que lhe permitiu não ir ao Senado ou ficar em silêncio se optasse participar do “palanque armado” pelos senadores.

Confronto com opositores

Se Ibaneis chegar a ir à CPI da Covid, o eleitor brasiliense terá a chance de assistir a uma prévia do embate previsto para 2022 entre o governador e os três senadores do DF, Izalci (PSDB), Leila (PSB) e Reguffe (Podemos), que são seus opositores declarados e estão se movimentando em buscar de compor uma aliança para enfrentá-lo.

Acostumado com debates

Enquanto muitos querem ver Ibaneis na CPI achando que ele pode ser dar mal em seu depoimento, pessoas mais próximas ao chefe do Buriti têm a convicção de que ele vai se sair muito bem. O governador é um hábil debatedor e tem o dom do convencimento. Não é à toa que Ibaneis Rocha ganhou fama e dinheiro exercendo a advocacia nos tribunais.

Foto: Renato Alves/Agência Brasília

A revelação feita aqui na coluna O Fino da Política de que evangélicos querem compor a chapa majoritária do emedebista Ibaneis em 2022 foi confirmada pelo distrital Delmasso (Republicanos) durante entrevista no domingo passado, dia 6 de junho, no programa Conectado ao Poder, do jornalista Sandro Gianelli.

Carreata para Jesus

Outro fato que confirma a informação dada por este colunista foi a ida de Ibaneis a Carreata para Jesus, evento promovido pelas igrejas e congregações evangélicas, no sábado (12). O governador estava à vontade e demonstrou afinidade com os líderes do segmento em cima do trio elétrico.

De que lado está Julio Cesar?

Foto montagem: Reprodução Redes Sociais Julio Cesar

Um dos assuntos mais comentados durante a Carreata para Jesus foi sobre de que lado estaria o deputado federal, Julio Cesar, do Republicanos. As movimentações do parlamentar têm gerado dúvidas na cúpula do partido.

Próximo da oposição

Uma foto divulgada no decorrer da semana pelo deputado em suas redes sociais deu o que falar. Julio Cesar esteve num evento da Marinha e postou uma foto tietando o senador Reguffe e a senadora Leila, ambos oposição ao governo Ibaneis. O retrato não gerou uma boa impressão.

Leia também   Rafael Prudente avalia sua gestão como presidente da CLDF como eficiente e transparente

Intrigas do passado

A foto em questão, além de gerar um desgaste para o deputado, deixou muita gente intrigada com a sua postura, pois dizem que no passado Julio Cesar articulou para tirar Leila do Republicanos ainda quando era PRB. Era para o partido hoje ter uma representante no Senado se não fosse Julio.

Perdeu pontos

Considerado por muitos o primeiro da lista de indicados do segmento para integrar a chapa de Ibaneis Rocha em 2022, fontes próximas aos líderes evangélicos disseram a este colunista que Julio Cesar deve ir para a rabeira da fila e que a sua candidatura à reeleição seria a melhor opção.

O badalado Reguffe

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Um dos assuntos mais comentados da semana que passou no meio político da capital foi a indecisão do senador Reguffe sobre seu futuro político.

GDF ou Senado

Em conversa com este colunista, Reguffe disse que esse não era o momento adequado para tratar desse assunto em respeito às vítimas da Covid-19 e seus familiares. Porém, o senador afirmou que pode vir a concorrer ao GDF ou tentar se reeleger.

Leia também   Em Morrinhos, Mendanha apresenta projetos de infraestrutura a produtores rurais

Diálogo aberto

Ainda segundo o senador, ele vem conversando com alguns grupos políticos sobre possíveis alianças para 2022. Ele confessou que tem conversado muito com seu colega de parlamento, Izalci, que é pré-candidato ao GDF, mas garantiu que não firmou acordo ainda com ninguém. Enquanto isso, Reguffe segue sendo cortejado.

PT ainda sem nome para o GDF

Foto: Vitor Zaupa/PT-DF

Alguns petistas questionaram este colunista sobre a informação de que o PT do DF está juntando os cacos para a próxima eleição. Apesar das reclamações, as movimentações no partido para tratar do assunto ainda estão paradas. A previsão é de que para agosto ou setembro o debate comece.

O preferido da militância

Um dos nomes preferidos pela militância para encabeçar a chapa do partido ao GDF é do ex-deputado federal Geraldo Magela. Os petistas sabem que precisam de alguém com capilaridade e potencial político para reposicionar o partido no cenário e tentar chegar no segundo turno.

Topa qualquer disputa

Magela confirmou a este colunista que os debates ainda não começaram e que tem “disposição e apetite político para qualquer disputa”.

(Expressão Brasiliense)

Read Previous

Bolsonaro planeja turbinar Bolsa Família de olho na popularidade para 2022

Read Next

5 hábitos que podem prejudicar a saúde íntima feminina