• 28/04/2024

Lula flerta com FHC, mas militâncias rechaçam aproximação

O encontro entre os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luís Inácio Lula da Silva há dias atrás está dando o que falar, principalmente, entre a militância petista e tucana.

Veja também

Política Câmara aprova aumento da pena mínima para feminicídio

Os dois líderes são expoentes e estrelas de seus partidos. Há quem diga que um se espelha no outro desde os tempos em que marcharam juntos contra o regime militar nos anos 70 e 80.

A reunião promovida por um ex-ministro de ambos, o advogado Nelson Jobim, acontece após FHC ter afirmado que votaria em Lula se fosse preciso para derrotar Bolsonaro.

Leia também   CLDF e Buriti são iluminados de roxo

O ex-presidente tucano teve que vir a público explicar de que forma e em qual situação ele votaria no petista, pois seus correligionários não gostaram de sua declaração. Mesmo assim, aliados de FHC ligaram o alerta para essa aparente aproximação.

Já do lado petista, Lula e parte da cúpula do partido gostaram do alvoroço provocado pelo encontro. No entanto, a militância do PT sinaliza que uma possível aliança não será bem-vinda e não terá o apoio desejado.

Os mais entusiastas chegaram a cogitar uma chapa composta pelos dois, porém, a história e a trajetória política de ambos não permitem que se unam nesse sentido.

Leia também   TSE dá prazo para Bolsonaro se manifestar em processo

No mundo político, líderes de outras legendas se manifestaram sobre o encontro. A grande maioria viu com bons olhos a conversa entre FHC e Lula.

Já o presidente Bolsonaro (sem partido) demonstrou que ficou incomodado com o encontro e atacou seus opositores.

Sem citar nomes, o presidente chegou a dizer que para o ano que vem já tinha uma chapa composta por um “ladrão” e um “vagabundo”.

Se uma simples reunião causou toda essa confusão, imagina se eles realmente estivessem juntos em 2022?

Como a repercussão do encontro não agradou as militâncias, é praticamente impossível que Lula e FHC subam no mesmo palanque no ano vem.

Leia também   Bolsonaro diz a ministros que indicará André Mendonça para vaga no STF

Porém, se o tucano declarar “isoladamente” seu apoio ao petista, muitos o acompanharão e ele ajudará a eleger o histórico adversário.

Esse encontro nos faz lembrar a frase do político mineiro Magalhães Pinto que dizia que “política é como nuvem. Você olha e ela está de um jeito. Olha de novo e ela já mudou”.

Ou seja, ainda tem muita coisa para acontecer até o início da campanha de 2022. Até lá, só nos resta acompanhar.

(Expressão Brasiliense)

Read Previous

Fiocruz: Aumento de síndrome respiratória indica possível piora da covid

Read Next

GDF compra mais de 63 mil cestas verdes da agricultura familiar