• 29/04/2024

Lula decreta intervenção federal no Distrito Federal

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou, na tarde deste domingo, 8, intervenção federal no Distrito Federal contra os atos terroristas que ocorrem em Brasília. Milhares de pessoas invadiram o Congresso, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal nesta tarde. Lula classificou o ocorrido como “barbárie”.

A intervenção começa já neste domingo, e está prevista para durar até o dia 31 de janeiro. O interventor será Ricardo Garcia, secretário-executivo do Ministério da Justiça.

Bolsonaristas radicais invadem Congresso, Planalto, STF e causam destruição

“O objetivo da intervenção é pôr termo a grave comprometimento da ordem pública no Estado no Distrito Federal, marcada por atos de violência e invasão a prédios públicos”, diz o decreto, assinado por Lula.

Leia também   Decreto regulamenta o pagamento do Auxílio Emergencial 2021

O presidente está em Araraquara, no interior de São Paulo, junto da primeira-dama, Janja da Silva, onde foi para avaliar os danos causados pelas fortes chuvas que recaíram sobre o município no fim de dezembro de 2022. Em uma coletiva, neste domingo, o chefe do Executivo chamou os criminosos de “fascistas” e “vândalos”.

Ele acredita que houve falta de segurança para impedir a invasão de milhares de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que pedem por “intervenção militar” e “Lula preso”.

“Nós achamos que houve falta de segurança, e eu queria dizer para vocês que todas essas pessoas que fizeram isso serão encontradas e serão punidas. Eles vão perceber que a democracia garante o direito de liberdade, de livre comunicação e expressão, mas ela também exige que as pessoas respeitem as instituições que foram criadas para atender a democracia”, afirmou Lula.

Leia também   Bolsonaro pede que parlamentares elejam "boa mesa diretora"

Além disso, o presidente também classificou os criminosos de “nazistas fanáticos”, e  “stalinistas fanáticos”. “Essas pessoas fizeram o que nunca foi feito na história desse país. Importante lembrar que a esquerda brasileira teve gente torturada, já teve gente morta, desaparecida, e nunca, nunca, vocês leram alguma notícia de algum partido de esquerda ou movimento de esquerda invadindo o Congresso Nacional, a Suprema Corte e o Palácio do Planalto”, declarou.

Em seguida, o chefe do Executivo afirmou que os envolvidos serão punidos, bem como aqueles que financiaram os atos de vandalismo em Brasília. “Todos eles pagarão com a força da lei esse gesto de irresponsabilidade, antidemocrático, e de vândalos e fascistas”.

Leia também   OPINIÃO| Ao invés da atitude correta de estender a mão, ele esfaqueia pelas costas

(Portal Terra)

Read Previous

Polícia retira invasores da rampa do Palácio do Planalto

Read Next

Ibaneis Rocha é afastado do cargo por 90 dias e Celina assume o GD