• 18/04/2024

Ibaneis segue liderando intenções de votos em todos os cenários na disputa ao GDF, segundo pesquisa Real Time Big Data

A pesquisa do Real Time Big Data, encomendada pela Record TV, divulgada na noite de quarta (8), aponta que o atual governador do DF, Ibaneis Rocha, do MDB, segue liderando as intenções de votos na disputa pelo comando do Buriti. O levantamento é o segundo já realizado pelo instituto a pedido da emissora e nos dois o emedebista está no primeiro.

No entanto, essa é a primeira sondagem em que o nome do ex-governador José Roberto Arruda, do PL, que está tentando se safar da Justiça, é relacionado e ele já chega como o mais rejeitado, ou seja, os feitos do passado ainda pesam na opinião do eleitor.

De acordo com o levantamento, na pesquisa espontânea, que é aquela em que o entrevistado se manifesta sem saber os nomes dos possíveis candidatos, Ibaneis aparece com 14%; o senador Reguffe, do União Brasil, está em segundo com 5%; Arruda surge com 3%; Leila Barros, do PDT, 2%; Leandro Grass, do PV, 1%. Outros candidatos não chegaram a registrar 1%, mas juntos obtém 4%. Do total dos entrevistados, 51% disseram que não sabe ou não responderam e 20% disseram que podem votar branco ou nulo. Veja abaixo:

Leia também   Anatel reforça punições contra chamadas automáticas abusivas

Já na pesquisa estimulada, que é quando se apresenta uma lista de possíveis candidatos, o Real Time Big Data simulou seis cenários que podem acontecer no primeiro turno e em todos eles, Ibaneis Rocha, do MDB, também está na frente dos demais concorrentes.

No cenário 1, com Arruda, Reguffe, Leila, Leandro, e mais três candidatos, Ibaneis aparece com 28%, com 11 pontos a frente do ex-governador Arruda e 12 do senador Reguffe. Veja abaixo:

No cenário 2, em que se troca Leandro Grass pela sindicalista Rosilene Corrêa, do PT, Ibaneis segue liderando. Veja abaixo:

Já o cenário 3, em que sai o senador Reguffe e entra a deputada Paula Belmonte, do Cidadania, o emedebista ultrapassa a casa dos 30%. Veja abaixo:

Leia também   Coronavírus: Protagonismo de Mandetta na crise incomoda Bolsonaro

Ibaneis continua liderando no cenário 4 quando o Real Time Big Data volta a trocar Leandro por Rosilene e mantém Paula Belmonte. Veja abaixo:

No cenário 5, no qual entra o nome do senador Izalci, do PSDB, Ibaneis Rocha se mantém acima dos 30%. Veja abaixo:

No último cenário, o nome do ex-governador Arruda é retirado e o atual governador sobe para 37%. Nas outras cinco avaliações, Arruda sempre foi apresentado ao eleitor e a distância de pontos entre ele e Ibaneis se manteve. Veja abaixo o cenário 6:

2º turno

Com base nos resultados dos cenários realizados para o 1ª turno, o Real Time Big Data também simulou possíveis enfrentamento de um eventual 2º turno. Em todos eles, o governador Ibaneis também está na frente de seus adversários.

Nas seis simulações realizadas, Ibaneis vence com folga. Nem mesmo o ex-governador Arruda ameaça à reeleição do emedebista.

Leia também   WhatsApp lança recurso que dribla restrições locais ao aplicativo

Veja abaixo os cenários de um possível 2ª turno:

Arruda o mais rejeitado

O Real Time Big Data também perguntou ao entrevistado em qual candidato ele não votaria. Nesse quesito, José Roberto Arruda está na frente. De acordo com a pesquisa, 58% dos eleitores não votam no ex-governador, o que sinaliza que o seu possível retorno a uma disputa eleitoral não é tão esperado como pregam seus apoiadores.

Sobre a pesquisa

A pesquisa quantitativa do Real Time Big Data foi realizada entre os dias 6 e 7 de junho e entrevistou 1.500 pessoas por telefone. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é da sondagem é de 95%.

O levantamento foi registrado sob o número DF-00040/2022 junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Foto: Reprodução/Google Imagens

Read Previous

Fraga quer dar as cartas no PL-DF e rifar candidatura de Flávia Arruda

Read Next

Ministro diz que governo está atuando para reduzir impostos e inflação