• 24/04/2024

Ibaneis Rocha terá encontro com presidentes de partidos para ‘colocar os pingos nos is’

Por José Fernando Vilela – Expressão Brasiliense

O atual governador do DF, Ibaneis Rocha, do MDB, resolveu cortar o mal pela raiz e convidou os presidentes dos partidos que integram a aliança que vem sendo constituída em torno de seu projeto de reeleição ao GDF para um almoço na quarta (13), em sua residência no Lago Sul, para definir os rumos e os nomes dos que vão compor a chapa majoritária do grupo.

Veja também

Cidades se preparam para receber voto em trânsito a partir do dia 15

Segundo interlocutores do Buriti, Ibaneis convidou para o encontro o presidente do seu partido, o deputado Rafael Prudente, a presidente do Progressistas, deputada Celina Leão, a presidente do PL, deputada Flávia Arruda, o presidente do PSD, o empresário Paulo Octávio, e o presidente do Republicanos, Wanderley Tavares.

Leia também   Bolsonaro inelegível e Lula pressionado: quem ganhou e quem perdeu na política em 2023

Nos últimos dias, as movimentações e articulações se intensificaram no meio político e como há muito disse me disse nos bastidores, o governador decidiu ‘colocar os pingos nos is’ e saber quem realmente vai marchar com ele na sua caminhada para continuar à frente do GDF por mais quatro anos.

Acordo firmado

As tratativas desse projeto de Ibaneis iniciaram ainda em 2021. Tanto é que a deputada Flávia Arruda é tida como a pré-candidata oficial ao Senado de Ibaneis Rocha. Em dezembro, Ibaneis e Flávia anunciaram um acordo firmado no qual o emedebista encabeça a chapa ao GDF e a deputada concorre à única vaga em disputa ao Senado neste ano.

Leia também   Morar Bem: Riacho Fundo II ganha mais de 3 mil casas

Candidatura avulsa

Passados alguns meses, o Republicanos apareceu com a ex-ministra Damares Alves, como pré-candidata ao Senado e o PSD anunciou a pré-candidatura de Paulo Octávio para o mesmo cargo. PO, inclusive já manifestou que tem condições de concorrer como candidato avulso.

No almoço de amanhã, o grupo vai deliberar pela primeira vez sobre as três pré-candidaturas ao Senado que estão sobre a mesa. Nos bastidores, as apostas dão conta que Flávia Arruda fique com a vaga e seja definido um nome para integrar chapa concorrendo ao lado de Ibaneis como vice. É possível que o escolhido ou a escolhida seja da legenda que fique de fora da disputa ao Senado.

Leia também   Marcela Passamani comemora nova lei da advocacia dativa

Na visão de aliados de Ibaneis, essa disputa interna para compor a chapa é natural, o que não pode ocorrer é um racha, pois, caso aconteça, todos sairão enfraquecidos tendo em vista que o perfil do eleitorado desse conjunto de legendas é praticamente o mesmo.

Para analistas e estrategistas de campanha ouvidos, Ibaneis decidiu tomar as rédeas do grupo e chamar todos para uma conversa cara a cara para saber quem fica e quem sai. Pelo visto, chegou a hora da verdade.

Read Previous

Entenda o que a lei prevê sobre acompanhantes durante o parto

Read Next

BRB prorroga Avança até final de agosto