• 19/04/2024

Ibaneis está à procura de um vice ideal

Por Fabiana Oliveira 

Quando decidiu entrar para a vida política e se candidatar pela primeira vez em 2018, o atual governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), era até então um “desconhecido” no cenário. Hoje, Ibaneis já é visto como uma nova força política que está surgindo e tem tudo para se reeleger, feito que só Joaquim Roriz conseguiu.

Veja também

Fraga infiel: PL é instado a enquadrar o “coroné” caso apoie Izalci

O emedebista Ibaneis vem fazendo um governo que agrada os brasilienses, sendo muito bem avaliado pela população do DF. A sua gestão está ficando marcada pelas várias obras espalhadas pela cidade, o que contribui para melhorar a qualidade de vida de quem mora no Distrito Federal.

Leia também   Presidente da Câmara de João Pessoa diz que proposta da ABBP terá o apoio dos vereadores

Na disputa pela reeleição, Ibaneis Rocha ainda não definiu o nome do vice que vai compor a sua chapa deste ano. O próprio governador já concedeu entrevistas dizendo que “essa decisão vai ficar para um pouco mais pra frente”.

Disputada por vários grupos políticos, a vaga de vice-governador ou vice-governadora já possui pretendentes de vários partidos que já declararam apoio e selaram aliança com Ibaneis.

Apesar de terem feito um bom governo juntos, o atual vice-governador, Paco Britto (Avante), não sabe se será o escolhido para permanecer no cargo. O plano A de Paco para as eleições deste ano é continuar como vice de Ibaneis Rocha. E o plano B de Paco? É fazer o plano A dar certo.

Leia também   Morre Paulo Pestana, jornalista e principal articulador da campanha de Ibaneis Rocha

De olho na vaga, lideranças do segmento evangélico também já manifestaram ao governador que querem indicar um nome. No entanto, até o momento não apareceu um representante deles com potencial para ser abençoado e sentar na cadeira de vice.

Nos bastidores, tem muita gente que aposta que o cargo de vice pode ser ocupado por uma mulher. Ibaneis Rocha tem sido um precursor do empoderamento feminino no poder. Seu governo é um dos que mais teve mulheres ocupando lugar de destaque.

Se for reeleito, em 2026, Ibaneis Rocha poderá concorrer a uma vaga para o Senado, nesse caso, quem irá assumir o comando da capital federal será o vice-governador ou a vice que for com que ele para as urnas em outubro.

Leia também   Privatização: CEB Distribuição volta a lucrar e fatura R$ 39,7 mi

Esse é o grande ‘X’ da questão, pois Ibaneis precisa ser assertivo na escolha para não ter dor de cabeça no futuro. O emedebista está analisando com cautela qual será a próxima mexida no tabuleiro do jogo político brasiliense.

Read Previous

Mulheres da construção de Brasília

Read Next

1.447 escrituras para moradores de sete regiões do DF