• 01/05/2024

Ibaneis abre vantagem e dispara na liderança na corrida ao GDF com 41% nas intenções de voto

Confirmando os números de outras sondagens realizadas junto ao eleitor brasiliense, a pesquisa encomendada pela Associação Comercial do Distrito Federal (ACDF) ao Instituto Iveritas, divulgada na manhã desta terça (19), aponta que Ibaneis Rocha, do MDB, está na frente de seus adversários. O emedebista pontua com 41% das intenções de voto.

Veja também

“Teremos eleições pacífica, segura e tranquila”, destaca Roberval Belinati, presidente do TRE-DF

De acordo com o Iveritas, na pesquisa estimulada, situação em que o eleitor é submetido a uma lista de pré-candidatos, Ibaneis aparece acima dos 40 pontos e o segundo colocado, o ex-governador Arruda, do PL, marca 20,6%. O senador Reguffe, do União Brasil, registra 9,5%. Leila do Vôlei, do PDT, 8%. Leandro Grass, do PV, 2%. Keka Bagno, do PSol, 1,3%. Os demais concorrentes não atingiram um ponto percentual.

Leia também   Bolsonaro pede que parlamentares elejam "boa mesa diretora"

Num outro cenário simulado pelo instituto, no qual Reguffe sai da disputa, Ibaneis vai a 41,7% e Arruda chega a 21,4%. Já sem Arruda concorrendo, o emedebista ultrapassa a casa dos 45% e pode inclusive ganhar já no primeiro turno, pois a soma dos números dos demais adversários indica que eles não alcançam Ibaneis Rocha.

Ibaneis ganha de todos no 2º turno

O instituto realizou também simulações de eventuais confrontos de 2º turno. Em todas elas, o governador Ibaneis derrota seus adversários. Num provável embate entre ele e Arruda, Ibaneis chega a 49% contra 29,5%. Se o oponente for Reguffe, o emedebista vai a 49,9% e o senador, 23,4%.

Leia também   CPI: Após pagamento de fiança, Roberto Dias vai responder em liberdade

Em outros cenários de 2º turno, quando o nome de Ibaneis é confrontado contra a deputada Paula Belmonte, do Cidadania, Leila do Vôlei e Leandro Grass, o atual governador surge com mais de 50%.

Diante dos dados apresentados pelo Iveritas, Ibaneis Rocha está consolidado na frente. Resta saber quem realmente vai enfrentá-lo nas urnas em outubro, tendo em vista que o ex-governador Arruda está amarrado a uma decisão do STF para poder concorrer e o senador Reguffe ainda murmura pela quatro cantos do DF alegando que forças ocultas estão trabalhando para tirá-lo da disputa ao Buriti.

Leia também   Países usam incêndios para tentar prejudicar o Brasil, diz Bolsonaro

O levantamento do Iveritas foi registrado na Justiça Eleitoral sob o número DF-01748/2022.

Read Previous

Estoque baixo atrasa início da vacinação para crianças com Coronavac

Read Next

Após reunião com Bolsonaro, chapa com Ibaneis, Arruda e Flávia é unificada