• 26/04/2024

ELEIÇÕES 2022 | Ibaneis segue liderando intenções de votos para o GDF e pode vencer no 1º turno

A divulgação nesta quarta-feira, dia 18 de maio, de uma pesquisa realizada pelo Instituto Ideia aponta que o atual governador do DF, Ibaneis Rocha, do MDB, lidera as intenções de votos do eleitor brasiliense para o GDF.

Veja também

Brasil é o 1º país no ranking em gasto público com eleições e partidos

De acordo com o levantamento, Ibaneis está na frente dos seus concorrentes com 30% nas intenções de votos. O segundo colocado é o senador Reguffe, do União Brasil, que tem 10,6%.

A diferença entre o governador emedebista e o parlamentar, que ainda não se decidiu se vai concorrer ao GDF mesmo sendo pressionado por seus aliados, é de quase 20%.

Em terceiro lugar aparece a ex-ministra e deputada Flávia Arruda, do PL, com 8,5%. Porém, Flávia já é oficialmente pré-candidata ao Senado na chapa de Ibaneis e, provavelmente, seus eleitores devem votar no atual governador aumentando as chances dele vencer já no 1º turno.

Leia também   Flávio Dino quer apuração sobre campanha do Google contra PL das Fake News

Uma das surpresas da pesquisa do Instituto Ideia é o quarto lugar do ex-secretário de Educação do DF, Rafael Parente, do PSB. Ele aparece com 6% nas intenções de votos empatado com a senadora Leila do Vôlei, do PDT.

Curiosamente, o pessebista Rafael Parente está na frente de políticos já conhecidos do eleitor do DF como o senador Izalci, do PSDB, que tem 5,4%, o distrital Leandro Grass, do PV, que pontua com 2,9%, e Geraldo Magela, do PT, que registrou pífios 1,3%. Este último já jogou a toalha e decidiu anunciar sua pré-candidatura ao Senado.

A pesquisa ainda revela que a candidata do PSol, Keka Bagno, pontuou com os mesmos 1,3% de Magela. Já a professorinha petista, Rosilene Corrêa é a preferida de 1,1%, e os desconhecidos Lucas Salles, do DC, e João Goulart Filho, do PC do B, aparecem com 0,2%.

Leia também   Rafael Prudente garante que CLDF vai funcionar normalmente em 2022

Outro ponto importante da sondagem é que 19,3% dos eleitores ainda não escolheram em quem vão votar para governador no dia 2 de outubro. Ou seja, os pré-candidatos ainda vão ter que gastar muita sola de sapato nas ruas para convencer o eleitor.

Já 7,4% dos entrevistados disseram que votarão brancos e nulos.

Rejeição

Quanto a rejeição dos pré-candidatos, a pesquisa do Ideia indica que o atual governador surge com 28,6%, o que é considerado como natural pelos analistas tendo em vista que Ibaneis tem o desgaste do cargo.

Nesse quesito, Magela tem 19,9% e Flávia Arruda aparece com 13,6%. Leila do Vôlei, 12,4%; Rafael Parente, 11,4%; Keka Bagno, 8,9%; Reguffe, 8,3%; Izalci, 7,8%; Rosilene, 6,9%; Grass, 5,6%; Lucas, 4%; e João Goulart, 3,3%.

Leia também   ABBP divulga nota sobre as eleições municipais no País

Sobre a pesquisa

De acordo com o Instituto Ideia, a pesquisa realizada foi estimulada, que é aquela em que os nomes são apresentados ao eleitor e tem margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

O levantamento foi realizado com os nomes de quem já manifestou interesse em concorrer ao GDF.

Foram entrevistadas 1,2 mil pessoas com idade de 16 anos ou mais, entre os dias 11 e 16 de maio, em todas as regiões administrativas do DF.

A pesquisa foi encomendada pela empresa Metrópoles Mídia e Comunicação Ltda e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número DF-09593/2022.

Read Previous

ELEIÇÕES EM GOIÁS | Gustavo Mendanha participa do 3º encontro regional que será realizado no Entorno no próximo sábado (21)

Read Next

DF tem a temperatura mais baixa já registrada: 1,4ºC