• 26/04/2024

Economia de Guedes se afasta da política de Bolsonaro

Com as visões ficando diferentes, parceria do ministro e do presidente vai deixando de ter motivos para continuar

A parceria entre a política de Jair Bolsonaro e a proposta econômica liberal de Paulo Guedes foi decisiva para a bem-sucedida campanha presidencial de 2018. Só que, na cabeça do presidente, essa eleição já ficou bem lá para trás. Ele tem pensado mesmo é na disputa de 2022 e como pavimentar sua estrada para a reeleição. E, nessa caminhada, ao que tudo indica, a economia de Guedes parece combinar muito pouco.

Leia também   Auxílio emergencial tem datas para contestação

Ao criticar e desautorizar publicamente as ideias de Guedes para a modelagem do Renda Brasil, Bolsonaro deixou claro que não concorda mais com o cardápio de opções que o ministro lhe tem apresentado.

Para custear o programa que Bolsonaro vê como importante para aumentar sua popularidade, Guedes sugeriu cortar coisas como Farmácia Popular, abono salarial, salário-família, seguro-defeso, deduções de gastos com saúde e educação no Imposto de Renda. Todas são medidas que atendem a setores da população. E, na linguagem política, capazes de dar ou de tirar votos. Bolsonaro, previsivelmente, barrou a iniciativa.

Leia também   Usuários do app e-Título receberão informações oficiais sobre eleições8

Guedes pode até acabar encontrando uma alternativa que agrade seu chefe e essa crise seja superada. Mas é nítido que alguma coisa mudou na relação entre os dois. Ainda não dá para dizer que o cristal trincou, mas a maneira de enxergar o governo parece ser cada vez mais diferente. Bolsonaro quer obras, inaugurações, programas populares. Guedes segue insistindo com sua agenda de ajuste fiscal, teto de gastos e de privatizações. Com as visões ficando diferentes, a parceria vai deixando de ter motivos para continuar.

(Estadão Conteúdo)

Leia também   Bolsonaro vai comemorar mil dias de governo com inauguração de obras

Read Previous

Saúde amplia transparência com divulgação dos estoques

Read Next

Caso padre Robson: Hacker diz que deu R$ 165 mil a delegado responsável pelo caso