• 25/04/2024

Bolsonaro respeitará decisão do plenário sobre voto impresso, diz Lira

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta segunda-feira que conversou com o presidente Jair Bolsonaro sobre a decisão de levar a PEC do voto impresso para votação no plenário da Casa, e que recebeu garantias do chefe do Executivo de que respeitaria a decisão dos deputados.

Veja também

Bolsonaro enfrenta a mais dura reação a seu governo

“O resultado do plenário nossa expectativa é que os Poderes acatem com naturalidade e respeitem”, disse Lira em entrevista à rádio CBN. “O presidente Bolsonaro me garantiu que respeitaria o resultado do plenário.”

Leia também   Uber exigirá selfie do passageiro para comprovar o uso de máscara

Segundo o presidente da Câmara, a PEC deve ser votada já nesta semana, na terça ou na quarta, e a expectativa é de derrota do projeto, que é amplamente defendido por Bolsonaro.

“Temos uma média de 15 ou 16 partidos contrários ao voto impresso, acho que as chances de aprovação podem ser poucas”, disse Lira.

O presidente da Câmara anunciou na sexta-feira que levaria a proposta sobre a implantação do voto impresso pela urnas eletrônicas nas eleições ao plenário da Casa, apesar de a proposta ter sido derrotada em comissão especial sobre o tema na véspera.

Leia também   Lula diz que Bolsonaro tem 'medo de ser preso' e está com os 'dias contados'

Lira disse que a decisão visa pacificar as eleições de 2022, depois que o tema do voto impresso se tornou motivo de enorme tensão entre Bolsonaro –ferrenho defensor da proposta– e a cúpula do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que defende a lisura do sistema atual.

Como se trata de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), para a mudança ser aprovada precisa do apoio de 308 dos 513 deputados em dois turnos de votação e depois, também em duas rodadas, os votos de 49 dos 81 senadores.

Leia também   Cada partido de uma federação deve cumprir cota feminina, reforça TSE

(Reuters)

Read Previous

Mercado eleva perspectiva para taxa de juros a 7,25% em 2021 e 2022, mostra Focus

Read Next

Nubank permite parcelar compras no débito em até 12 vezes