• 28 de março de 2024

Bolsonaro recria ministério e troca comando da Casa Civil

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) oficializou sua mais recente reforma ministerial. A edição desta quarta-feira do Diário Oficial da União (DOU) traz a nomeação do senador Ciro Nogueira (Progressistas-PI), líder do Centrão, como ministro-chefe da Casa Civil. Ele assume o posto de Luiz Eduardo Ramos, que migra para a Secretaria-Geral da Presidência. Onyx Lorenzoni, que ocupava a pasta, por sua vez, foi alocado à frente do Ministério do Trabalho e Previdência, que havia sido extinto. As movimentações já eram esperadas.

Veja também

‘Se eu perder o apoio popular, acabou’, diz Bolsonaro a apoiadores

A nomeação de Ciro Nogueira para a Casa Civil, o coração do governo, é uma aposta do presidente Bolsonaro para manter o apoio político do Centrão e evitar uma possível abertura de processo de impeachment, neste momento em que vê sua popularidade caindo em meio a denúncias de corrupção e ao desgaste sofrido pelo andamento das investigações da CPI da Covid. Além de selar o casamento entre Planalto e Centrão, o movimento é também um aceno ao Senado, que ainda não havia sido contemplado com um ministério e desejava espaço na Esplanada.

Leia também   Câmera da Xiaomi leva a melhor em disputa contra iPhone 12 Pro Max

Com as mudanças, chega a quatro o número de ministérios ocupados pelo Centrão. O bloco também tem os deputados João Roma (Republicanos-BA) na Cidadania, Fábio Faria (PSD-RN) nas Comunicações e Flávia Arruda (PL-DF) na Secretaria de Governo.

O novo ministro da Casa Civil responde a cinco processos na Justiça — duas denúncias criminais e três inquéritos que apuram suspeitas de suborno e distribuição de propinas. Em fevereiro de 2020, ele foi acusado pela PGR de receber propina da Odebrecht em troca de favorecimento no Congresso à empreiteira. Ciro também já foi denunciado por suposta tentativa de atrapalhar a Lava Jato e é alvo de inquérito sobre suposto recebimento de propina nas eleições presidenciais de 2014.

Leia também   Resultado de recursos para isenção de taxa do Enem já está disponível

Antes da união entre Bolsonaro e o Centrão, Ciro era aliado do PT. Durante a corrida presidencial de 2018, ele se queixou da ausência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições, chegou a dizer que estaria com o petista “até o fim” e chamou Bolsonaro de fascista. Piauiense, o novo ministro tem apelo eleitoral no Nordeste e pode ajudar o governo a se aproximar daquela região.

Novo ministério

Aliado de primeira hora de Bolsonaro desde a campanha, Onyx foi contemplado com a recriação do Ministério do Trabalho e Previdência, extinto no início do governo para formar o chamado superministério da Economia, liderado por Paulo Guedes. O desmembramento tira atribuições do “posto Ipiranga”. Guedes, contudo, tem buscado minimizar a perda de terreno e dito que a orientação liberal do governo permanece a mesma.

Leia também   DEM decide, por unanimidade, dar o pontapé inicial para fusão com PSL

Secretaria-Geral

Agora alocado na Secretaria-Geral da Presidência, o general Luiz Eduardo Ramos foi pego de surpresa com sua demissão da Casa Civil. Um dos colaboradores e amigos mais leais de Bolsonaro, ele reconheceu que sua troca de cargo na Esplanada se deu por motivos políticos e afirmou que foi “atropelado por um trem”.

(Estadão Conteúdo)

Read Previous

Série com Selena Gomez, Steve Martin e Martin Short ganha novo trailer divertido

Read Next

Confira dicas especiais para combater o sedentarismo