• 20/04/2024

Queda abrupta de Caiado em pesquisa indica que o povo goiano não o quer mais como governador

Por José Fernando Vilela – Expressão Brasiliense

Apesar de falar em seus discursos que está fazendo isso e aquilo outro em Goiás, o governador do estado, Ronaldo Caiado, do União Brasil, não consegue mais cativar os eleitores goianos. A última pesquisa divulgada pela Real Big Data, na quinta-feira (26), aponta que o ‘coroné’ Caiado não está fazendo um bom governo.

Veja também

Em Morrinhos, Mendanha apresenta projetos de infraestrutura a produtores rurais

De acordo com a pesquisa encomendada pela Record TV de Goiás, que foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número GO-02079/2022, Ronaldo Caiado tem 33%. Já o ex-governador Marconi Perillo, do PSDB, e o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, do Patriota, aparecem, respectivamente, com 18% e 16%. Os dois estão empatados tecnicamente.

Leia também   EXCLUSIVO | Em 10 dias, Governo de Goiás ativa mais 62 leitos para o tratamento da Covid-19

O levantamento divulgado confirma que a rejeição a gestão de Caiado está crescendo. Na primeira pesquisa da Real Big Data realizada em fevereiro deste ano, o atual governador liderava 41%. Ou seja, de lá para cá, ao invés de crescer, ele perdeu 8% nas intenções de votos.

Já a taxa de rejeição de Ronaldo Caiado, que era para baixar considerando que ele vem fazendo campanha disfarçada por meio dos programas sociais de seu governo distribuindo auxílio para mães e chromebooks (notebook do Google) para estudantes, subiu 13%. Isso quer dizer que o povo não está gostando da ‘esmola social’ concedida pelo governo Caiado.

Na pesquisa anterior, esse quesito nem preocupava os seus aliados, pois havia sido registrado que 22% dos eleitores goianos não votariam nele de jeito nenhum. Porém, como o segundo levantamento apontou que ele empatou com Perillo que tem 36% e Caiado 35%, o sinal de alerta acendeu no Palácio das Esmeraldas.

Leia também   Caiado cria Região Metropolitana do Entorno do DF para que cidades goianas sejam assistidas por Ibaneis e Lula

A disputa pelo governo de Goiás está aberta. Nos bastidores, muitos líderes e estrategistas aguardam uma posição do ex-governador Marconi Perillo. Até o momento, ele não decidiu e nem anunciou se realmente vai concorrer nas eleições deste ano. Especula-se que na reta final, Perillo possa optar em se candidatar ao Senado ou até mesmo para deputado federal por ser mais garantida a sua voltar ao poder.

Se Marconi Perillo não entrar na disputa pelo governo, o ex-prefeito Gustavo Mendanha tende a ser o adversário de Caiado. Nos bastidores, há rumores de que Perillo vai apoiar Mendanha já no 1º turno e levar as eleições para o 2º turno. Caso esse cenário se confirme, Ronaldo Caiado já pode começar a limpar a sua mesa, pois as coisas estão caminhando para que ele não se reeleja.

Leia também   Assembleia Legislativa de Goiás compra caminhonetes com o preço mais baixo entre os órgãos goianos

Os caiadistas, que até então consideravam a eleição já como fatura liquidada, vão ter que se rebolar pelos quatro cantos do estado para convencer os eleitores que seu candidato ainda é a melhor opção para Goiás.

Um fator curioso da pesquisa é que 42% dos eleitores ainda não sabem em quem vai votar. Portanto, tanto Perillo quanto Mendanha ainda podem encostar ou até mesmo ultrapassar o atual governador na reta final do 1º turno. Caiado que seu cuide!

Read Previous

Dormindo com o inimigo: tecido da fronha pode interferir na beleza da pele

Read Next

Eleições 2022: Presidente do PROS-DF confirma apoio ao governador Ibaneis Rocha