• 22/11/2024

Covid-19: governador busca alternativa para acelerar imunização com vacina de apenas uma dose

Além de atuar junto ao Ministério da Saúde para imunizar idosos que estão fora das instituições de longa permanência, Caiado destaca alternativa da Johnson & Johnson, que produz a vacina Janssen. Uma das vantagens é aplicação em dose única. “Vai promover uma diferença enorme”, ressalta

O governador Ronaldo Caiado afirmou que busca mais uma alternativa para acelerar o processo de vacinação contra a Covid-19. Durante coletiva de imprensa, realizada na manhã desta quinta-feira (04/02), no Palácio das Esmeraldas, Caiado anunciou que o imunizante produzido pela Johnson & Johnson já se encontra na terceira etapa de análise e que, se for validado, “vai promover uma diferença enorme e uma rapidez maior, porque não dependerá de uma segunda dose”.

Leia também   Governo reorganiza hospitais estaduais, que deixam de atender apenas urgências

“É um laboratório conceituado, existe o prognóstico de ser apenas uma aplicação. Isso muda muito, além do fato de que a temperatura de conservação da vacina não altera de 2 ºC a 8 ºC”, explicou Caiado. “Estamos esperançosos. Não teríamos dificuldade nenhuma em fazer a vacinação em todo o país”, completou.

Além dessa intermediação com a empresa norte-americana, Caiado informou, para breve, a realização de uma videoconferência on-line entre todos os governadores e o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming. “Queremos mostrar a necessidade de avançar, já que o Brasil tem capacidade de produção que pode chegar a 1,5 milhão de vacinas por dia”, disse, ao considerar para a empreitada os laboratórios da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Instituto Butantan.

Leia também   Paraná Pesquisas aponta 2º turno entre Caiado e Mendanha na disputa para o Palácio das Esmeraldas

O governador classificou a confirmação de uma possível parceria com os chineses como “algo substantivo e que pode auxiliar o mundo todo”. “Seis meses seriam mais do que suficientes para vacinar a população brasileira”, projetou Caiado.

Em relação aos idosos, o líder goiano destacou que tem se empenhado junto ao Ministério da Saúde para que os idosos sejam incluídos no grupo prioritário, a partir da chegada da próxima remessa de imunobiológicos contra o novo coronavírus. “Já havia opinado antes, mas, agora, eles se sensibilizaram, já que o percentual de óbitos [na faixa etária da terceira idade] é maior”, detalhou.

Leia também   Caiado recebe segunda dose de vacina contra Covid-19

À tarde, a Secretaria de Estado da Saúde divulgou a data do início da próxima etapa de vacinação em Goiás. A partir do envio de mais um lote de vacinas, pelo governo federal, o Estado deve iniciar a imunização dos idosos que estão fora de instituições de longa permanência no próximo dia 15.

(Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás)

Read Previous

Governo de Goiás encaminha projeto de lei para Alego que suspende feriado da terça-feira de carnaval em 2021

Read Next

Governo antecipa abono salarial para nascidos em maio e junho