• 24/07/2024

‘Enem dos concursos’: governo divulga novo cronograma do CNPU; veja datas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) apresentou nesta quinta-feira, 4, o novo cronograma e outros detalhes do Concurso Público Nacional Unificado (CNPU). A realização das provas estava prevista para 5 de maio, mas a aplicação foi remarcada para o próximo dia 18 de agosto devido às enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul.

O ‘Enem dos Concursos’, como ficou conhecido o processo seletivo, será aplicado para mais de 2,1 milhões de candidatos. Serão oferecidas 6.640 vagas para 21 órgãos públicos. O edital com as regras atualizadas deverá ser publicado pelo ministério ainda nesta quinta.

Leia também   Abertas inscrições para competição de tecnologia voltada a estudantes

De acordo com o MGI, o novo cronograma do concurso ficou da seguinte forma:

  • 5 a 7 de julho: prazo para solicitar reembolso de taxa de inscrição e mudança de local de prova;
  • 7 de agosto: divulgação do cartão de confirmação da inscrição, com detalhes sobre os locais de prova;
  • 18 de agosto: aplicação das provas objetivas e discursiva;
  • 20 de agosto: divulgação do gabarito preliminar das provas objetivas;
  • 21 de novembro: previsão de divulgação dos resultados finais;
  • Início de janeiro de 2025: previsão da convocação para posse.
Leia também   Volta às aulas: como lidar com dificuldade de alunos de acordar cedo

Mudanças

Conforme a pasta, os candidatos que quiserem desistir de fazer as provas do concurso na nova data poderão solicitar reembolso da taxa de inscrição. O prazo para fazer a solicitação é entre a próxima sexta-feira, 5 de julho, e domingo, 7 de julho, pelo sistema de inscrição.

Outra novidade anunciada foi para os candidatos que moram no Rio Grande do Sul e fariam a prova em outros estados ou para candidatos que vivem em outros estados e fariam o concurso no Rio Grande do Sul. Nesses casos, esses participantes poderão pedir a alteração do local de provas, pelo fato de ainda não ter sido normalizada totalmente a logística com o estado. Segundo a pasta, o prazo para solicitar essa mudança também é de 5 a 7 de julho.

Leia também   DF começa retorno às aulas presenciais na rede pública

Segundo o novo edital, em caso de novos eventos que afetem gravemente a infraestrutura logística, inviabilizando a aplicação da prova para pelo menos 0,5% dos inscritos, haverá uma aplicação extraordinária de prova. Esta prova será destinada aos candidatos afetados, mas eles concorrerão para vagas suplementares.

(Portal Terra)

 

 

Read Previous

Celina Leão lidera corrida ao Buriti em 2026

Read Next

Moradores da Estrutural terão atendimento do Detran no GDF Mais Perto do Cidadão