• 23/09/2026

Dia do Sorvete: Senac-DF destaca técnicas por trás da sobremesa que ganha espaço com a chegada da primavera

Celebrado nesta quarta-feira (23), Dia do Sorvete chama atenção para diferenças entre sorvete, gelato e sorbet; curso do Senac-DF ensina técnicas de produção de sobremesas geladas

De massa, no palito, acompanhado de frutas ou servido em receitas mais elaboradas, o sorvete é uma das sobremesas mais populares entre os brasileiros. Nesta quarta-feira, 23 de setembro, é celebrado o Dia do Sorvete, data que coincide com o início da primavera e com a elevação gradual das temperaturas em várias regiões do país.

Mas, por trás da variedade de sabores, cores e apresentações, existe uma combinação de técnica, escolha de ingredientes, temperatura e incorporação de ar que interfere diretamente no resultado final.

Segundo a instrutora de gastronomia do Senac-DF, Denyse Muniz, produzir uma boa sobremesa gelada exige mais do que simplesmente misturar ingredientes e levá-los ao congelador.

“Sorvete, gelato e sorbet passam por processos diferentes. A forma de combinar os ingredientes, congelar e incorporar ar à mistura interfere na textura e no sabor de cada preparação”, explica.

Sorvete, gelato e sorbet: técnica faz diferença

Embora sejam frequentemente tratados como produtos semelhantes, sorvete, gelato e sorbet apresentam diferenças na formulação e no processo de produção.

A escolha dos ingredientes, a quantidade de gordura, a presença ou não de derivados do leite e a incorporação de ar ajudam a determinar características como cremosidade, intensidade do sabor e textura.

Por isso, dominar os processos pode ser importante tanto para quem pretende preparar sobremesas em casa quanto para quem deseja atuar profissionalmente no segmento de gastronomia.

Senac-DF oferece curso de sobremesas geladas

Para quem pretende se aprofundar nesse universo, o Senac-DF oferece o curso Sorvetes, Sorbets e Preparações Geladas, com carga horária de 60 horas.

A formação é realizada no CEP Miguel Setembrino, localizado no Pátio Brasil Shopping, em Brasília.

Durante as aulas, os participantes aprendem desde a seleção dos ingredientes até a produção e apresentação das sobremesas.

“Durante o curso, os estudantes aprendem a selecionar ingredientes, preparar diferentes tipos de sorvete e sorbet e trabalhar a textura e a apresentação das sobremesas geladas. A ideia é que entendam cada etapa da produção e ganhem segurança para criar suas próprias receitas”, afirma Denyse Muniz.

Curso também pode abrir oportunidades na gastronomia

Além do consumo doméstico, o conhecimento sobre a produção de sorvetes e sobremesas geladas pode ser aplicado em diferentes atividades do setor de alimentação, como restaurantes, confeitarias, sorveterias e produção artesanal.

A formação técnica permite compreender fatores que influenciam diretamente a qualidade do produto e também ampliar as possibilidades de criação de sabores, combinações e apresentações.

Neste Dia do Sorvete, a data pode ser uma oportunidade não apenas para experimentar um sabor diferente, mas também para conhecer o trabalho envolvido na produção de uma das sobremesas mais consumidas nos dias de calor.

Informações sobre o curso, inscrições e próximas turmas estão disponíveis no site oficial do Senac-DF.

Read Previous

Justiça mantém Perse até 2027 para empresas de turismo, eventos, hotéis, bares e restaurantes do DF

Read Next

WorldSkills 2026 começa em Xangai com 1,4 mil jovens disputando 64 profissões

Follow On Instagram