• 16/06/2024

Trânsito de veículos é liberado no Viaduto do Sudoeste

O Viaduto do Sudoeste está oficialmente liberado para o trânsito de veículos. Na manhã deste sábado (21), o governador Ibaneis Rocha inaugurou o elevado em uma solenidade com descerramento de faixa e placa, seguida de um passeio ciclístico. Por volta das 13h, os agentes do Departamento de Trânsito (Detran-DF) fizeram a abertura das quatro faixas de rolamento em cada um dos sentidos – Sudoeste e Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek -, assim como as quatro alças que dão acesso à Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig).

Veja também

DF terá 20 locais de vacinação neste sábado (21)

A liberação começou pela via no sentido Sudoeste no acesso de quem vem do Parque da Cidade. Em seguida, foram liberadas as alças. Até que a pista no sentido Parque da Cidade também passou a contar com o tráfego de veículos | Fotos: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Os primeiros motoristas que passavam por baixo do elevado comemoram com buzinas a aguardada nova passagem. A liberação começou pela via no sentido Sudoeste no acesso de quem vem do Parque da Cidade. Em seguida, foram liberadas as alças. Até que a pista no sentido Parque da Cidade também passou a contar com o tráfego de veículos.

“Esse viaduto vai encurtar o tempo de tráfego e acabar com a insegurança daqueles balões que existiam na Epig. Com certeza, vai trazer muitos benefícios aos moradores dessa região”, avaliou o governador Ibaneis Rocha durante a solenidade de inauguração.

O secretário de Obras e Infraestrutura, Luciano Carvalho, também celebrou a etapa final da obra: a entrega para os motoristas do Distrito Federal. Desde o início do ano, o complexo viário vinha tendo liberações parciais para melhorar a circulação na região. “Estamos muito felizes de estarmos aqui hoje e fazermos essa liberação para a população. É um benefício muito grande para a região. Eliminamos o entroncamento e os semáforos, dando mais segurança e qualidade aos motoristas que trafegam por aqui”, destacou.

Moradora de Santa Maria, Clerice Costa de Oliveira, de 49 anos, é motorista e passa sempre pela região. Para ela, a abertura do viaduto vai melhorar o fluxo de veículos para quem precisa acessar o Sudoeste. “É a melhor coisa que poderia ter acontecido aqui. Eu, que passo todos os dias aqui, sei que vai melhorar o trânsito”, avaliou.

Batizado com o nome do engenheiro civil Luiz Carlos Botelho Ferreira, o Viaduto do Sudoeste surgiu para beneficiar mais de 25 mil condutores que passam pela via diariamente. Foram investidos pelo Governo do Distrito Federal (GDF) R$ 24,6 milhões na construção da estrutura, que é uma das maiores obras inauguradas pelo governador Ibaneis Rocha e que integra o projeto Corredor Eixo Oeste. Trata-se de um corredor para o transporte público com extensão de 38,7 km com o objetivo de ligar as principais vias do Sol Nascente/Pôr do Sol ao Plano Piloto, num trajeto de 30 minutos, beneficiando mais de 260 mil passageiros do transporte coletivo.

(Agência Brasília)

Leia também   Aos sábados, W3 Sul será apenas para lazer e comércio

Read Previous

Pacote para turbinar arrecadação tem que ser aprovado neste ano para valer em 2024, diz Haddad

Read Next

Cartão de confirmação do Enem será disponibilizado terça-feira