• 22/11/2024

Saiba quais ações a Setur/DF vem realizando para restauração da Casa do Artesão em Planaltina

A Casa do Artesão, localizada em Planaltina, é um Patrimônio Histórico. Construído em 1932, o prédio foi à primeira delegacia da cidade, e depois de ser abandonado,foi ocupado pelos artistas da cidade, passou por uma revitalização, mas em 2015 foi novamente abandonado.

Veja também

Folia segura marca a noite de sábado de Carnaval no DF

Foto: arquivo Setur/DF

Cristiano Araújo, o atual Secretário de Turismo do DF, iniciou sua gestão realizando algumas ações. Na primeira semana de trabalho foi providenciada uma limpeza na área. Também, foi realizado escoramento externo e interno das paredes fragilizadas pela ação do tempo, a colocação de tapumes. “A Casa do Artesão de Planaltina é uma das prioridades da Setur, estamos tomando as providências necessárias para que, em breve, esse local volte a ser um espaço dedicado ao artesanato de Planaltina, gerando emprego e renda para a população”, afirma Cristiano.

Leia também   Metrô-DF vai exigir uso de máscaras a partir de quinta-feira (30)

A área está interditada desde 2020, mas continuava sendo utilizada por alguns artesãos que se negavam a desocupar o local. Servidores da Setur mediaram à negociação e a área foi desocupada.

Foto: arquivo Setur/DF

A Secretaria de Turismo licitou empresa para fazer o projeto de revitalização, que já está pronto, e aguarda apenas aprovação do CONDEPAC (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural do DF), que deverá apreciar o projeto após ouvir a população de Planaltina em uma Consulta Pública, que está prevista para acontecer no próximo dia 27 de fevereiro, na Casa da Cultura de Planaltina.

Leia também   Precisa tirar carteira de identidade? Aproveite este fim de semana

A Secretaria de Turismo do DF está acompanhando todo o processo, e por ser um patrimônio público, a obra de restauração envolve um trabalho complexo.

 

Read Previous

Cores e pedras que serão tendências em 2023 no mundo das joias

Read Next

Tribunal rejeita recurso de Daniel Alves contra prisão preventiva