O Riacho Fundo II foi palco, neste sábado (21), da 37ª edição do programa GDF Mais Perto do Cidadão. A iniciativa, que visa aproximar os serviços públicos da população, reuniu uma série de ações realizadas em conjunto por vários órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF).
Presente no evento, a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, comemorou o sucesso do programa, que superou a marca de 255 mil atendimentos desde 2023, quando a iniciativa foi criada. “É muito interessante conseguirmos levar esse serviço para perto do cidadão de forma tão efetiva. A cada edição que apresentamos para a população, conseguimos oferecer ainda mais serviços”, disse.
“A ideia é movimentar a cidade, mostrar que o GDF está presente em todas as regiões administrativas. Desde a edição passada, nós estamos juntos com a Saúde Mais Perto do Cidadão e isso mostra o compromisso do governo em otimizar o tempo do usuário. As pessoas vêm para o atendimento médico e depois fazem algum outro serviço complementar, buscam atendimento no Na Hora, fazem emissão de carteira de identidade e têm até corte de cabelo gratuito”, prosseguiu a titular da Sejus.
Trabalho voluntário
A secretária também destacou o apoio dado ao programa por milhares de voluntários. “Nós temos, hoje, vinculados à Sejus mais de 30 mil voluntários. Há um verdadeiro aperfeiçoamento da nossa mão de obra voluntária e já vi muitas pessoas saírem do voluntariado do GDF Mais Perto do Cidadão empregadas. E, para quem tem um trabalho já estabilizado, é uma oportunidade de compartilhar com a comunidade tudo aquilo que a vida te ofereceu”, acrescentou.
“Costumo dizer que o Super-Pediatra vem para quebrar o vilão do jaleco branco. Esta é a quarta edição em que participo do GDF Mais Perto do Cidadão, cujo trabalho é extremamente importante para a comunidade. É o momento de estar perto da população ajudando quem mais precisa”, afirmou.
“O atendimento foi maravilhoso; fui bem atendido tanto na recepção quanto pelos agentes. Esse serviço é tudo que a população necessita. A gente sabe que às vezes o cidadão não tem condições de acessar os serviços, então é importante levar os serviços até ele”, avaliou.
Próximas edições
Instituído em 2023 por meio do Decreto nº 44.213, o GDF Mais Perto do Cidadão é estruturado em eixos temáticos transversais, como Justiça e Cidadania, Saúde, Cultura e Educação, e Esporte e Lazer, entre outros. Esta foi a segunda passagem do GDF Mais Perto do Cidadão pelo Riacho Fundo II, onde moram mais de 100 mil pessoas. Antes, o programa esteve em Samambaia. A 38ª edição da iniciativa será no Recanto das Emas, nos dias 4 e 5 de outubro.
• Recanto das Emas: 4 e 5 de outubro;
• Gama: 18 e 19 de outubro;
• Santa Maria: 1º e 2 de novembro;
• São Sebastião: 15 e 16 de novembro;
• Paranoá: 29 e 30 de novembro;
• Itapoã: 13 e 14 de dezembro.
(Agência Brasília)