• 27/07/2024

Mais de 930 placas reforçam o endereçamento nas regiões do DF

Essenciais para guiar a população pelas ruas do Distrito Federal, as placas com endereçamento passaram por manutenção. Responsável por esse procedimento, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) investiu aproximadamente R$ 1,4 milhão para instalar mais de 930 placas entre janeiro e abril deste ano. O serviço abrange uma série de procedimentos, desde a simples troca do adesivo, colocação no prumo e aplicação de novas camadas de pintura até a instalação de sinalizações novas.

Ano passado, foram 4,5 mil novas placas que demandaram um investimento de R$ 3,9 milhões. Em 2024, os técnicos do departamento já estiveram em São Sebastião, Sol Nascente/Pôr do Sol, Água Quente, Guará, Gama, Riacho Fundo e Candangolândia. O superintendente de Operações do DER, Murilo de Melo Santos, explica que o órgão atua em várias frentes para garantir a eficiência da sinalização de endereçamento das ruas que cortam as 35 regiões administrativas do Distrito Federal.

Este ano, as equipes do DER trocaram as placas de São Sebastião, Sol Nascente/Pôr do Sol, Água Quente, Guará, Gama, Riacho Fundo e Candangolândia | Fotos: Lúcio Bernardo Jr./ Agência Brasília

“A instalação dessas placas ocorre por vários meios: temos demandas recebidas da Ouvidoria, em que o próprio cidadão solicita o reparo ou substituição da placa danificada, e por meio das administrações regionais; também procuramos instalar as primeiras placas de cidades novas como Água Quente, Arapoanga e Sol Nascente/Pôr do Sol”, disse Murilo.

Leia também   Copa do Mundo de 1970 é celebrada no Arena Drive-in

Além de instalar novas placas, as que estão em más condições de visualização são trocadas ou reformadas. “Fazemos um trabalho preventivo de manutenção. Em algumas cidades, é natural que a ação do tempo provoque o desbotamento das placas. Então, na medida que as demandas chegam, buscamos atendê-las e, em paralelo, vamos mantendo as já existentes”, acrescenta o superintendente.

A aposentada Madalena Callai costuma se orientar pelas placas e elogia a sinalização em Águas Claras

Na quarta-feira (24), foi a vez de Águas Claras receber novas placas de endereçamento. Por lá, foram instaladas nove, que se somaram às outras quatro que já haviam sido colocadas no início do ano. O serviço foi elogiado pelos moradores que passavam e notavam a nova sinalização.

Leia também   GDF quer CNH de graça para brasiliense de baixa renda

“Não moro em Brasília, estou aqui para visitar minha filha. E eu, particularmente, gosto muito de me situar por meio das placas. Aqui em Águas Claras tem bastante, mas é importante que estejam trabalhando para melhorar ainda mais. É um serviço que serve também para promover a educação no trânsito”, avalia a aposentada Madalena Callai, 69 anos.

Papel social

O superintendente do DER destaca a função social das placas de endereçamento. Segundo ele, a manutenção contínua das sinalizações contribui significativamente para a organização e a fluidez do tráfego, promovendo a segurança e a comodidade dos usuários das vias urbanas.

Leia também   Sábado será de vacinação para famílias e pets; confira os locais

“Sem sinalização, a mobilidade fica prejudicada”, enfatiza. “Elas têm uma função social muito importante, garantindo que as pessoas se desloquem e tenham acesso a inúmeros serviços – polícia, bombeiros, Samu e até coisas mais simples como entregas dos Correios”, prossegue Murilo.

Para o motorista de aplicativo Jonas Póvoa Coelho, 39, uma rua bem sinalizada facilita no dia a dia, quando precisa levar um passageiro a um local desconhecido. “Eu sempre olho a rota no app, mas gosto de conferir nas placas das ruas se o local é realmente aquele. Em Águas Claras tem muita placa, mas quanto mais, melhor”, pontua.

O serviço de instalar placas de endereçamento segue pelos próximos dias em Santa Maria, Sobradinho e Paranoá. A população pode participar ativamente fazendo a solicitação via Ouvidoria, no site do Participa DF.

(Agência Brasília)

Read Previous

Short-saia: saiba como criar looks estilosos com a peça

Read Next

Inmet emite alerta para altas temperaturas em 6 estados