• 07/05/2024

Detran-DF realiza 320 abordagens após o jogo do Brasil

Em operações realizadas entre a noite de sexta-feira (2) e a madrugada deste sábado (3), as equipes de fiscalização do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizaram cerca de 320 abordagens e flagraram 56 condutores dirigindo sob o efeito de álcool. Desses, um motorista foi encaminhado à delegacia de polícia por apresentar teor alcóolico considerado crime pela legislação.

As ações de fiscalização foram realizadas em diversas regiões do DF, como por exemplo, Asa Sul e Taguatinga, e integram a Operação Boas Festas | Foto: Detran-DF
O que diz a lei

Leia também   HRT faz 44 cirurgias ortopédicas em quatro dias

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir após o consumo de álcool é infração gravíssima, com multa no valor de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por 12 meses. A recusa em realizar o teste do etilômetro também é considerada infração com as mesmas penalidades.

Além das sanções administrativas, se o teste do etilômetro indicar concentração igual ou superior a 0,3 miligrama de álcool por litro de ar alveolar, a conduta passa a ser considerada crime, cuja pena é de detenção de seis meses a três anos, multa e suspensão da CNH ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.

Leia também   DF Legal interdita mais de mil comércios no DF

Outros flagrantes

Os agentes de trânsito do Detran flagraram ainda três inabilitados, sete condutores com a CNH vencida há mais de 30 dias e um dirigindo com a CNH suspensa.

Boas festas

As ações de fiscalização foram realizadas em diversas regiões do DF, como por exemplo, Asa Sul e Taguatinga, e integram a Operação Boas Festas onde os agentes de trânsito atuam de forma preventiva e repressiva, ficando atentos aos locais de grande circulação de pessoas e de consumo de bebidas alcoólicas, como restaurantes, bares, boates e casas de shows, para evitar que condutores alcoolizados assumam a direção do veículo e coloquem em risco a segurança nas vias públicas do Distrito Federal.

Leia também   DF já começa a ter chuva após mais de 130 dias de seca

(Detran-DF)

Read Previous

Bordadeiras querem proteger tradição e conquistar novos mercados

Read Next

Polônia está pronta para superar a França nas oitavas, arma técnico