A partir de agora, o cidadão não precisa mais ir ao órgão para liberar a emissão de CRLV pelo Detran Digital
Na última sexta-feira (2), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), por meio da Diretoria de Tecnologia e Comunicação (Dirtec), disponibilizou uma nova funcionalidade no aplicativo Detran Digital. A partir de agora, o cidadão não precisa comparecer presencialmente em um posto de atendimento para realizar a prova de vida. Esta opção está disponível no próprio app. O modelo adotado é tão seguro quanto o presencial.
Leia Mais
O objetivo é oferecer facilidade e agilidade na prestação de serviços da Autarquia, principalmente com o início da fiscalização do licenciamento anual no Distrito Federal.
Para ter acesso aos serviços do aplicativo, o primeiro passo é informar o CPF. Caso o documento esteja cadastrado na base de dados do Detran, será solicitada a atualização dos dados pessoais. Em seguida, o próprio aplicativo oferecerá a opção para que o usuário utilize a câmera do celular para fazer o registro de fotografias da face. Em 48h, o cidadão receberá, no e-mail, as orientações para dar continuidade ao cadastro e acessar os serviços do Detran Digital (aplicativo e portal).
Para o diretor-geral do Detran, Zélio Maia, a tecnologia é uma grande aliada, ainda mais neste momento de pandemia: “Por enquanto, todas as informações e registros fotográficos estão sendo checados por uma equipe de técnica, mas, até o final do ano, todo este processo será feito por meio de inteligência artificial. A ideia é modernizar o atendimento ao público da Autarquia com recursos tecnológicos avançados, no menor espaço de tempo possível, afirmou Zélio”.
O Diretor de Tecnologia do Departamento, Fábio Souza, comemora a evolução do Detran Digital: “Inicialmente, a prova de vida foi feita presencialmente, agora pode ser feita diretamente no aplicativo, então o cidadão não precisa mais se dirigir ao balcão. Mas se ainda assim, ele preferir ir a um posto, poderá agendar previamente o atendimento no site e realizar o serviço nas unidades. A escolha agora é dele”, destacou Fábio.
(Detran-DF)