Caso você tenha excluído algum arquivo do mensageiro sem querer, não há motivo para desespero: existem algumas técnicas para recuperar as fotos apagadas no WhatsApp. No Android, por exemplo, o sistema cria por padrão uma cópia na memória interna de todas as mídias enviadas ou recebidas, o que facilita a busca mesmo após perder o conteúdo original.
Veja também
A outra solução, que funciona em Android e iOS, envolve restaurar o backup do mensageiro no celular e ter acesso às imagens apagadas. O processo é mais demorado, mas garante o acervo desde que você já tenha a sincronização ativa.
Como recuperar as fotos apagadas do WhatsApp no Android
Você precisa usar um app gerenciador de arquivos para navegar nas pastas internas do celular e encontrar as fotos. Nesse caso, a opção escolhida foi o Google Files — veja o passo a passo:
- Abra o Files;
- Selecione “Armazenamento interno”;
- Toque em “Android” e acesse “Media”;
- Selecione a pasta “com.whatsapp”;
- Toque em “WhatsApp” e depois “Media”;
- Abra a pasta “WhatsApp Images”;
- Veja todas as imagens recebidas;
- Acesse a pasta “Sent” para localizar as fotos que você já enviou;
- Selecione as imagens e as envie para outro app, como a Galeria ou o Google Fotos.
Como recuperar fotos apagadas do WhatsApp via backup
Quando você tem um backup ativo do WhatsApp no Android e no iOS, é possível restaurar uma versão antiga e recuperar arquivos apagados nas conversas. No entanto, vale reforçar que a restauração de todo o histórico pode levar alguns minutos e dificultar o acesso ao mensageiro, portanto reserve alguns minutos do dia para fazer todo o processo:
- Desinstale e instale o WhatsApp no aparelho;
- Insira o número de telefone e verifique a conta;
- Restaure o backup armazenado no Google Drive ou no iCloud.
O WhatsApp só permite recuperar um backup antigo durante a configuração inicial do app, então não é possível acessar a etapa posteriormente.
Como recuperar conversa apagadas
O processo para recuperar uma conversa também envolve a restauração do backup no Android e iOS. Além disso, você também pode perguntar para a pessoa destinatária se ela ainda possui a mensagem ou o arquivo de mídia que foi apagado do seu próprio aparelho.